Siza elogia contributo das empresas para crescimento da economia no final de 2020. Veja o vídeo

O ministro da Economia diz que o crescimento da economia no quarto trimestre é explicado pelo investimento e competitividade das empresas nas exportações.

Em reação aos números do PIB divulgados pelo INE, o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, realçou o papel das empresas no crescimento de 0,4% da economia no quarto trimestre do ano passado, em comparação com o terceiro trimestre. O ministro diz que foi a melhoria do investimento e das exportações a ditar o comportamento do PIB, compensando o impacto das maiores restrições em vigor.

“Aquilo que explica o comportamento da economia neste último trimestre foi precisamente um melhor comportamento do investimento e da procura externa líquida [exportações menos as importações]”, afirma Siza Vieira num vídeo divulgado pelo Ministério da Economia, notando que as empresas portuguesas continuam a “demonstrar competitividade externa e uma capacidade de continuar a investir, apesar das dificuldades que a pandemia tem levantado”.

O ministro reconhece a “queda muito significativa” do PIB (-7,6%) em 2020, mas nota que foi “muito menos drástico do que aquilo que todas as instituições iam antecipando e mesmo bastante melhor do que as próprias projeções do Governo”. Para Siza Vieira estes dados “mostram que as medidas de apoio à economia e ao emprego foram funcionando até ao momento“.

No vídeo, Siza refere que, olhando para o crescimento em cadeia, Portugal teve “o melhor dos desempenhos de toda a Zona Euro relativamente aos países que já são conhecidos”. No entanto, esta afirmação não é corroborada pelos dados do Eurostat: o crescimento de 0,4% em cadeia iguala o de Espanha e fica aquém dos crescimentos de 1,2% e 1,1% em cadeia da Lituânia e da Letónia (ambos países da Zona Euro), respetivamente. Posteriormente, o gabinete do ministro explicou ao ECO que o vídeo foi gravado antes das 10h (ou seja, antes da divulgação do Eurostat) e que ainda não eram conhecidos os dados da Lituânia e Letónia.

Quanto a 2021, o arranque do ano é agridoce: Siza Vieira diz que este ano apresenta-se ao mesmo tempo como um ano de “esperança” de crescimento da economia portuguesa, mas também de “grandes dificuldades inerentes ao crescimento da terceira vaga da pandemia“.

Ainda assim, o ministro da Economia diz que os dados de 2020 “acalentam a confiança” e faz um apelo à “mobilização” das empresas e dos trabalhadores para que o país atravesse “da melhor maneira este período tão difícil”.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

(Notícia atualizada às 16h08 com um esclarecimento do Ministério da Economia)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Siza elogia contributo das empresas para crescimento da economia no final de 2020. Veja o vídeo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião