Portugal pode chegar aos 100 mil testes por dia. “Se tiverem um teste rápido negativo, não descontraiam”, pede Graça Freitas

  • ECO
  • 13 Fevereiro 2021

Portugal vai aumentar o número de testes para o dobro. "Com isto é importante deixar um alerta às pessoas: se tiverem um teste rápido negativo, não descontraiam", avisa Graça Freitas. 

A diretora-geral da Saúde revela este sábado em entrevista ao Público que estima-se que se possam realizar diariamente cerca de 100 mil testes em Portugal, somando os testes PCR e os testes rápidos de antigénio. Por comparação, Portugal fez uma média de 51 mil testes por dia em janeiro. Esta estratégia intensificação do esforço de testagem “manter-se-á pelo tempo que for considerado pertinente, em função da evolução da epidemia”, explica Graça Freitas.

Contudo, a diretora-geral da Saúde alerta que os resultados darão “sempre uma leitura imperfeita da realidade”, até por causa do “problema dos falsos negativos” no caso de não haver carga viral “suficiente” para ser detetado. “Com isto é importante deixar um alerta às pessoas: se tiverem um teste rápido negativo, não descontraiam“, avisa Graça Freitas.

A diretora-geral da Saúde também revelou que a hipótese de recomendar o uso de duas máscaras, como fez recentemente o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA, está a ser estudada novamente por consultores da Direção-Geral da Saúde. “Já andamos a consultar os peritos regularmente há muito tempo, e a última consulta, há cerca de duas semanas, foi no sentido de manter a recomendação atual”, esclarece, referindo que “agora, com a nova decisão do CDC, voltámos a pedir a opinião aos peritos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal pode chegar aos 100 mil testes por dia. “Se tiverem um teste rápido negativo, não descontraiam”, pede Graça Freitas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião