Lei de Bases do Clima exige um consenso nacionalpremium

Com o país cada vez mais na cauda da Europa, a discussão da lei de bases do clima deverá também tornar-se num debate sobre a visão do modelo de crescimento económico.

No passado dia 11 de Dezembro os líderes da União Europeia aprovaram as metas de descarbonização. Até 2030, as emissões de carbono serão reduzidas em pelo menos 55% (relativamente aos níveis de 1990), com o objetivo final de atingir neutralidade carbónica em 2050. O impasse deste acordo revelou preocupações de um grupo de países do Leste da Europa liderado pela Polónia, país em que o carvão ainda é uma das fontes principais de energia. O acordo só foi possível dado três aspetos fundamentais: Primeiro, após a garantia de que vários biliões de euros serão alocados para o apoio à transição energética no quadro dos 2.2 triliōes de euros do pacote de resiliência e recuperação; Segundo, a meta para 2030 será alcançada pela união como um todo, e não por cada um dos países de forma igual. Na

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos
  • Colunista convidado. Professor Catedrático de Políticas Públicas e Economia da University of Southern California

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.