Lisboa cai quase 1% pressionada por “pesos pesados” do PSI-20

A bolsa nacional prolongou as perdas sentidas na última sessão, num dia em que o BCP e a EDP Renováveis registaram quedas de 2%.

A bolsa de Lisboa voltou a fechar em “terreno” vermelho, numa sessão em que os “pesos pesados” do índice de referência nacional registaram quedas à volta dos 2% e prejudicaram o desempenho. A praça lisboeta seguiu assim a tendência negativa sentida na maioria das congéneres europeias.

O PSI-20 caiu 0,94% para os 4.729,51 pontos. Entre as 18 cotadas, apenas cinco registaram valorizações nesta sessão, enquanto uma – a Ibersol – se manteve inalterada e as restantes ficaram abaixo da linha d’água.

A liderar as perdas encontra-se o BCP. Os títulos do banco liderado por Miguel Maya recuaram 2,93% para os 0,1191 euros. Já a EDP Renováveis perdeu 2,19% para os 18,80 euros, no dia antes de a empresa apresentar resultados.

Nota ainda para a Galp Energia, que caiu 1,92% para os 9,208 euros. A petrolífera nacional prolonga assim as perdas registadas na última sessão, depois de ter reportado prejuízos de 42 milhões de euros em 2020.

Galp cai quase 2%

Já nos ganhos, destaca-se a Corticeira Amorim, que somou 2,55% para os 11,24 euros, e a EDP, que ganhou 0,40% para os 4,713 euros, na véspera de prestar contas anuais de 2020.

Pela Europa, o dia foi, na generalidade, negativo, apesar de algumas praças registarem ganhos. O índice paneuropeu Stoxx 600 caiu 0,5% e o alemão Dax recuou 0,7%. Já o francês Cac 40 somou 0,1% e o espanhol Ibex 35 ganhou 0,7%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa cai quase 1% pressionada por “pesos pesados” do PSI-20

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião