Generali: Plano de 3,5 mil milhões de apoio à economia europeia vai incluir Portugal

  • ECO Seguros
  • 28 Fevereiro 2021

O programa de investimentos visa apoiar os setores mais penalizados pela pandemia. A iniciativa avança em Itália, França e Alemanha, sendo progressivamente estendida a mais países incluindo Portugal.

Fundado em Trieste, em 1831, o grupo Generali completa 190 anos de existência em dezembro deste ano. Focado em liderar a indústria de seguros na Europa, acaba de anunciar o Fenice 190 (Fénix 190 em tradução literal), um programa quinquenal municiado em 3,5 mil milhões de euros para apoiar a “recuperação sustentável e a economia real” europeia.

Do montante global anunciado, mil milhões de euros já foram alocados a 10 fundos de investimento direcionados para projetos infraestruturais, digitalização e inovação. A Generali “é uma de poucas companhias no mundo que pode gabar-se de ter uma história tão longa.” Com o Fénix 190, “queremos liderar a jornada, para deixar um legado concreto para o futuro, com um apoio importante aos setores estratégicos mais inovadores e sustentáveis na recuperação da Europa, ao mesmo tempo que encorajamos a inclusão daqueles que foram mais afetados por esta crise”, proclamou Philippe Donnet, CEO do Grupo, citado no comunicado da Assicurazioni Generali.

A iniciativa do grupo italiano que, há cerca de um ano anunciou dotação de 100 milhões de euros para um fundo internacional de combate à pandemia de Covid-19, tem como objetivo central apoiar os setores mais penalizados pela pandemia na Europa. Designado Fenice 190 e a coincidir com 190 anos da Generali, o programa quer vincar a “relação entre a instituição e as regiões onde nasceu e prosperou,” explica a companhia.

O plano de investimentos visa apoiar os setores mais penalizados pela pandemia. A iniciativa começa em Itália, França e Alemanha, mas será progressivamente estendida aos restantes países europeus, onde o grupo opera e cujo perímetro inclui Portugal.

O programa financeiro do Fenice 190 vai orbitar em torno da plataforma Generali Investments e está aberto a investidores institucionais e a fundos de terceiras partes que poderão participar nos investimentos sem perder de vista os seus próprios objetivos, esclarece a companhia italiana.

Além dos mil milhões iniciais já alocados a fundos com fins determinados, a seguradora que detém a Tranquilidade quer que as medidas adotadas em 2020, para fazer face à crise pandémica, assumam natureza permanente. Por isso, compromete-se com desembolso de 500 milhões de euros por ano, ao longo dos próximos cinco, para o desenvolvimento sustentável na Europa, através de fundos internacionais que apoiem a economia real e promovam pequenas e médias empresas (PME), habitação ecológica, educação e instalações de saúde.

O calendário das celebrações do histórico aniversário inclui diversas iniciativas envolvendo funcionários, clientes e as comunidades onde a Generali está presente. No âmbito das comemorações da Generali está igualmente prevista a abertura ao público, pela primeira vez em 500 anos, da Procuratie Vecchie, em Veneza, um imóvel que é propriedade da seguradora, agora restaurado e renovado para receber o núcleo do hub global The Human Safety Net Foundation.

Esta fundação, explica a Generali, resulta de iniciativa lançada em 2017 e está atualmente presente em mais de 20 países, trabalhando com ONGs na missão de melhorar as condições de vida de famílias vulneráveis e a integração de refugiados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Generali: Plano de 3,5 mil milhões de apoio à economia europeia vai incluir Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião