Abarca Seguros já é líder no seguro de caução e mantém rating ‘B+’ pela AM Best

  • ECO Seguros
  • 1 Março 2021

A Abarca conquistou a liderança nos seguros de caução em 2020, respondendo por mais de 40% da produção do mercado. A agência de notação reconhece-lhe boa solidez financeira pelo 3º ano consecutivo.

A portuguesa Abarca Seguros, que em 2020 reforçou a liderança no mercado de seguro caução, viu reafirmado o ratingB+’ (Bom) de solidez financeira por parte da AM Best, pela terceira vez, desde a primeira avaliação em 2018. Junto com a classificação de saúde financeira, a Abarca Companhia de Seguros obteve notação ‘bbb-‘ para a dívida de longo prazo. Estas classificações são ainda complementadas com um “outlook estável”, na perspetiva dos analistas da Best.

De acordo com a agência de rating que há mais tempo acompanha o setor segurador, a notação resultante da mais recente avaliação à seguradora portuguesa reflete a respetiva situação de balanço, que a AM Best classifica de “forte”, bem como “desempenho operacional adequado”, perfil de “negócio limitado” a um único ramo de seguro, e gestão de “risco empresarial marginal”.

A Abarca liderou o mercado de seguros de caução em 2020, segundo dados da Associação Portuguesa de Seguradores (APS). Suplantando a Cosec, companhia de seguros de crédito, que era líder em 2019, a Abarca respondeu por 41,4% da produção do ramo caução no ano passado.

Fonte: Dados APS ; Tratamento ECOseguros


A solidez da Abarca “é sustentada por uma capitalização ajustada ao risco”
– conforme aferido pelo rácio de adequação de capital da Best (BCAR) – e que a agência de rating espera “que se mantenha no nível mais forte no final do ano de 2020”, segundo a nota da AM Best.

Lançada em 2016, a seguradora tem atividade exclusivamente dedicada ao ramo de seguros-caução (garantias) e opera maioritariamente no mercado ibérico (Portugal e Espanha). Segundo explica o site da companhia, “o Seguro de Caução constitui uma solução alternativa”, como que resseguro, “que proporciona às Empresas as garantias de que estas necessitam para responder pelas obrigações contratuais por si assumidas, perante entidades públicas ou privadas”.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Abarca Seguros já é líder no seguro de caução e mantém rating ‘B+’ pela AM Best

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião