Allianz e CNP compram negócios que restavam à Aviva em Itália

  • ECO Seguros
  • 9 Março 2021

Aviva Plc lucrou 3,66 mil milhões em 2020 e encaixou 5,8 mil milhões de euros em 7 operações de desinvestimento. Compradora de parte dos ativos, Allianz consolida no top3 não Vida em Itália.

A Aviva Plc acordou a venda do remanescente dos seus negócios em Itália (ramo Vida e seguros gerais) por um montante combinado de 873 milhões de euros, em numerário. Num comunicado, o grupo britânico indica que a francesa CNP Assurances adquiriu os 100% de capital da Aviva Life SpA, por 543 milhões de euros.

Por seu lado, o grupo Allianz, que reforça o terceiro lugar no ranking não-Vida em Itália, pagará 330 milhões pelos 51% que a seguradora britânica detinha na Aviva SpA, companhia de seguros gerais em que o Unicredit Group mantém os restantes 49% de capital social.

Considerando a transação anterior, efetuada em novembro de 2020, através da qual a britânica alienou os 80% da Aviva Vita SpA, ao parceiro acionista UBI Banca, o grupo Aviva realiza um encaixe aproximado de 1,3 mil milhões de euros com a retirada do mercado italiano, detalha a seguradora britânica.

Citada no mesmo comunicado, Amanda Blanc, CEO da Aviva Plc, refere: “Desde que comuniquei a nossa estratégia em agosto do ano passado, anunciámos sete desinvestimentos que irão gerar mais de 5 mil milhões de libras esterlinas de receitas em dinheiro. Este ritmo permite que nos concentremos na transformação e crescimento de negócios já robustos no Reino Unido, Irlanda e Canadá. A venda das nossas operações italianas a compradores de alta qualidade é um resultado positivo para os nossos clientes, empregados, distribuidores e acionistas”.

Aviva desinveste no mercado turco e negoceia saída da Polónia

Na última semana de fevereiro, a Ageas Insurance International NV acordou a aquisição dos 40% que a britânica Aviva Plc detinha na joint venture turca AvivaSA Emeklilik ve Hayat AS. A transação, em numerário, equivale a 122 milhões de libras esterlinas, ou aproximadamente 142 milhões de euros.

A Sabanci Holding, parceira acionista nesta companhia de seguros Vida e pensões, continua a deter a sua participação, igualmente de 40%. O encaixe da transação melhora e cerca de 100 milhões de libras o valor contabilístico dos ativos líquidos e Solvência II da Aviva.

A confirmação da operação, dependente ainda da aprovação dos reguladores, deverá ser concluída ainda em 2021. A turca Aviva SA gere uma carteira de aproximadamente dois milhões de clientes e posiciona-se como a 5ª do ranking turco de seguro Vida, detendo posição de liderança no mercado de planos de pensões. No último exercício apresentou lucro equivalente a 42 milhões de euros, 36% superior ao do ano anterior.

Com desinvestimento na Turquia e o recente anúncio de venda das operações em França, falta à Aviva plc concluir a venda do negócio polaco, para se concentrar unicamente nos mercados britânico (Reino Unido), irlandês e canadiano.

Encaixe gerado por desinvestimentos soma 5,8 mil milhões de euros

Contabilizando 5000 milhões de libras, ou 5,8 mil milhões de euros, em resultado das vendas anunciadas até à data, o plano de desinvestimento operacional da Aviva deverá ser concluído com a alienação dos ativos na Polónia. De acordo com a imprensa internacional, entre os potenciais adquirentes estão os holandeses do grupo NN (Nationale-Nederlanden), a Generali e a Allianz.

Segundo fonte da agência Reuters, a seguradora britânica adiou a conclusão de eventual transação para final de março porque faz depender o futuro das operações na Polónia da manutenção da parceria de distribuição que tem na empresa conjunta Santander Aviva Insurance.

Num mercado em que assume o segundo lugar no mercado Vida, estima-se que o valor global da operação da entidade britânica naquele mercado ronde os 2000 milhões de euros. De acordo com números da subsidiária que opera nos ramos de seguro Vida, pensões e seguros gerais, o resultado operacional da Aviva Poland cresceu 2% em 2020, alcançando 973 milhões de zlotys (cerca de 213,5 milhões de euros).

O valor bruto de prémios não Vida progrediu 15%, para cerca de 500 milhões zloty, enquanto o negócio Vida contabilizou 1,98 mil milhões de zloty (+2% face aos prémios de 2019), mas com o valor de novos negócios (ramos Vida) a decrescer 3%, face a 2019, para os 305 milhões de zloty. No negócio não Vida, a empresa fechou 2020 com rácio combinado de 83,8%, melhorando os 85,9% do exercício anterior.

Resultado anual mostra resiliência face a pandemia

De acordo com números preliminares da Aviva Plc relativos a 2020, o grupo encerrou o exercício com lucro operacional de 3,16 mil milhões de libras esterlinas (cerca de 3,66 mil milhões de euros), em ligeiro declínio face aos 3,18 mil milhões de libras apurados em 2019.

O negócio Vida (Reino Unido e Irlanda) registou 8,5 mil milhões de libras na coleta de poupança e planos de reforma, um desempenho que compara com 7,5 mil milhões de libras em 2019. Na área de proteção (seguros Vida), a receita ascendeu a 716 milhões de libras (518 milhões em 2019).

Nos seguros gerais, o negócio de linhas comerciais cresceu 10% no Reino Unido, para mais de 2 mil milhões de libras em prémios líquidos. No Canadá, as linhas comerciais progrediram 7%, totalizando 1021 milhões de libras em prémios de seguro.

Afirmando que apesar dos efeitos negativos da pandemia, o grupo mostrou ser “resiliente”, a Aviva Plc refere que o impacto mais significativo da Covid-19 foi sentido na atividade de seguros gerais (linhas pessoais, por 17 milhões e linhas comerciais em 84 milhões de libras), a instituição britânica refere que os custos com os sinistros de interrupção de negócio (Business Interruption claims) não puderam ser totalmente compensados pelo efeito favorável da redução da atividade social e económica sobre outras coberturas.

Terminando o exercício com um excedente de capital estimado em 13 mil milhões de libras, a companhia estimou um rácio de solvabilidade (Solvência II) de 202% em final de dezembro de 2020, contra 206% em 2019.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Allianz e CNP compram negócios que restavam à Aviva em Itália

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião