Expetativas dos industriais alemães melhoram em fevereiro pelo terceiro mês consecutivo
As expectativas diferem entre as diversas indústrias. Se expectativas na indústria automóvel melhorou consideravelmente, as perspetivas dos fabricantes de mobiliário deterioraram-se.
As expectativas de produção dos fabricantes alemães melhoraram em fevereiro, pelo terceiro mês consecutivo, mas diferem entre as diversas indústrias, anunciou esta segunda-feira o instituto alemão Ifo.
Com base no mais recente inquérito a empresas de diversas áreas industriais, o Ifo refere que o indicador das expectativas de produção para os próximos três meses subiu para 20,7 pontos em fevereiro, contra 9,4 pontos em janeiro.
Contudo, o especialista do ifo Klaus Wohlrabe afirmou que “enquanto a indústria automóvel está a planear expandir a produção particularmente rápido, a indústria do vestuário está a planear cortar na produção”.
O Ifo afirma ainda que as expectativas entre os fabricantes de automóveis e os dos fornecedores destes “melhoraram consideravelmente, com o indicador a disparar até mais 35 pontos em fevereiro, contra menos 1 ponto em janeiro e que o indicador também subiu para os fabricantes de computadores, de 29 pontos em janeiro para 34 pontos em fevereiro”.
Para a indústria química, o indicador das expectativas subiu para 21 pontos, contra 15 pontos em janeiro, enquanto que para os fabricantes de máquinas e equipamentos subiu para 19 pontos, contra 12 pontos em janeiro.
A indústria do vestuário continua a ter o pior desempenho, embora os participantes no inquérito estejam ligeiramente menos pessimistas em relação à situação do que no mês anterior, refere o ifo, precisando que o indicador subiu para -60 pontos, contra -84 pontos em janeiro.
Entretanto, as perspetivas dos fabricantes de mobiliário deterioraram-se, com o indicador a cair de -15 pontos em janeiro para -33 pontos em fevereiro.
A agência federal de estatística alemã anunciará ainda esta segunda-feira os números da produção industrial em janeiro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Expetativas dos industriais alemães melhoram em fevereiro pelo terceiro mês consecutivo
{{ noCommentsLabel }}