Expetativas dos industriais alemães melhoram em fevereiro pelo terceiro mês consecutivo

  • Lusa
  • 8 Março 2021

As expectativas diferem entre as diversas indústrias. Se expectativas na indústria automóvel melhorou consideravelmente, as perspetivas dos fabricantes de mobiliário deterioraram-se.

As expectativas de produção dos fabricantes alemães melhoraram em fevereiro, pelo terceiro mês consecutivo, mas diferem entre as diversas indústrias, anunciou esta segunda-feira o instituto alemão Ifo.

Com base no mais recente inquérito a empresas de diversas áreas industriais, o Ifo refere que o indicador das expectativas de produção para os próximos três meses subiu para 20,7 pontos em fevereiro, contra 9,4 pontos em janeiro.

Contudo, o especialista do ifo Klaus Wohlrabe afirmou que “enquanto a indústria automóvel está a planear expandir a produção particularmente rápido, a indústria do vestuário está a planear cortar na produção”.

O Ifo afirma ainda que as expectativas entre os fabricantes de automóveis e os dos fornecedores destes “melhoraram consideravelmente, com o indicador a disparar até mais 35 pontos em fevereiro, contra menos 1 ponto em janeiro e que o indicador também subiu para os fabricantes de computadores, de 29 pontos em janeiro para 34 pontos em fevereiro”.

Para a indústria química, o indicador das expectativas subiu para 21 pontos, contra 15 pontos em janeiro, enquanto que para os fabricantes de máquinas e equipamentos subiu para 19 pontos, contra 12 pontos em janeiro.

A indústria do vestuário continua a ter o pior desempenho, embora os participantes no inquérito estejam ligeiramente menos pessimistas em relação à situação do que no mês anterior, refere o ifo, precisando que o indicador subiu para -60 pontos, contra -84 pontos em janeiro.

Entretanto, as perspetivas dos fabricantes de mobiliário deterioraram-se, com o indicador a cair de -15 pontos em janeiro para -33 pontos em fevereiro.

A agência federal de estatística alemã anunciará ainda esta segunda-feira os números da produção industrial em janeiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Expetativas dos industriais alemães melhoram em fevereiro pelo terceiro mês consecutivo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião