BCP e família EDP dão força à bolsa de Lisboa

Esta é a segunda sessão consecutiva de ganhos para o PSI-20, que acompanha o sentimento positivo que se vive por todo o mundo em reação à aprovação de um pacote de estímulos orçamentais nos EUA.

O BCP e as duas cotadas da família EDP, três dos maiores pesos-pesados do PSI-20, registaram fortes ganhos na sessão desta segunda-feira em bolsa. As correções destas empresas (que na semana passada estiveram entre as mais penalizadas) ajudaram a impulsionar o índice de referência nacional, que fechou a ganhar 0,35% para 4.688,10 pontos.

O banco liderado por Miguel Maya avançou 2% para 0,1194 euros por ação, tendo nas últimas negociações do dia saltado para a primeira posição entre as cotadas portuguesas. É que a EDP Renováveis, que seguia com ganhos acima de 3%, acabou por desacelerar e fechou o dia com mais 1,72% do valor, nos 16,52 euros por ação. A casa-mãe EDP subiu 1,12% para 4,524 euros.

A Sonae — que reforçou a posição na Sonae Sierra para 80% num negócio a desconto — valorizou 0,3% para 0,685 euros por ação, apesar de os analistas do CaixaBank / BPI terem avaliado a operação como “estrategicamente negativo” para a empresa no longo prazo. Em sentido contrário, a Jerónimo Martins tombou 3,3% para 13,25 euros.

A Galp Energia recuou 0,67% para 10,39 euros. Mesmo com uma melhoria na recomendação do Goldman Sachs — que passou a recomendar aos clientes “comprar” (de “neutral”) e subiu o preço-alvo para 13,00 euros de 11,50 euros por ação — a queda na cotação do petróleo foi mais forte.

Após um disparo causado pelos ataques às instalações petrolíferas da Arábia Saudita, a notícia de que a produção saudita não foi afetada ajudou a estabilizar. Em Londres, o Brent perdeu 1,25% para 68,50 dólares por barril e, em Nova Iorque, o crude WTI recuou 1% para 65,27 dólares por barril.

Esta é a segunda sessão consecutiva de ganhos para o PSI-20, que acompanha o sentimento positivo que se vive por todo o mundo em reação à aprovação de um pacote de estímulos orçamentais de 1,9 biliões de dólares nos EUA. O europeu Stoxx 600 ganhou 2,2%, o alemão DAX subiu 3,4%, o francês CAC avançou 2,2%, o espanhol IBEX 35 somou 1,9% e o britânico FTSE 100 valorizou 1,4%. O setor automóvel liderou os ganhos depois de a Stellantis ter anunciado que os acionistas aprovaram a distribuição das ações da Faurecia.

Desempenho do BCP no PSI-20

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP e família EDP dão força à bolsa de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião