Sonaecom aumenta lucros. Dá metade em dividendos

  • ECO
  • 17 Março 2021

Perante lucros de 60,1 milhões, a Sonaecom decidiu propor a entrega de metade do valor aos acionistas. Remuneração acionista vai subir para 9,7 cêntimos por ação.

A Sonaecom fechou 2020 com lucros de 60,1 milhões de euros. Este valor representa um aumento dos resultados líquidos face a 2019, sendo explicado essencialmente por uma revisão do método contabilístico.

Em comunicado enviado à CMVM, a empresa liderada por Ângelo Paupério refere que o resultado líquido fixou-se em 60,1 milhões de euros, acima dos 52,2 milhões registados em 2019. Foi um aumento de 15,3%, apesar de EBITDA cair 61,4% para 11,8 milhões e as receitas encolherem 2,5% para 129,1 milhões de euros.

A explicar a evolução dos lucros, contrária à do desempenho operacional, está uma revisão do método de contabilização das participações por parte da holding.

A Sonae IM reavaliou as suas participações, passando a avaliá-las ao valor justo através de resultados, seguindo a norma IFRS9. Antes, registava-as ao justo valor através de outro rendimento integral, o que catapultou os resultados líquidos em 15,8 milhões de euros. Em 2019, os lucros foram revistos em alta num total de de 600 mil euros.

Perante estes lucros de 60,1 milhões, a Sonaecom decidiu propor a entrega de metade do valor aos acionistas. A empresa liderada por Ângelo Paupério propõe um dividendo de 9,7 cêntimos por ação, um aumento face aos 8,3 cêntimos pagos no ano passado com base nas contas de 2019.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonaecom aumenta lucros. Dá metade em dividendos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião