Castelo Branco distinguida como região europeia empreendedora

Castelo Branco é a única região portuguesa a ser distinguida com este prémio do Comité das Regiões Europeu.

A cidade de Castelo Branco foi distinguida como Região Empreendedora Europeia (EER) 2021-22, pelo Comité das Regiões Europeu (CR). A cidade da Beira Baixa é a única região portuguesa a ser distinguida com este prémio.

O prémio é entregue a regiões que demonstrem uma visão empresarial de excelência, um plano de crescimento inteligente, assente em estratégias mais inovadoras, mais promissoras, mais credíveis e mais orientadas para o futuro.

Para o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, José Augusto Alves, esta distinção, para além de ser “um motivo de orgulho”, é também o “reconhecimento da nossa estratégia e de todo o trabalho desenvolvido.” Acrescenta que a cidade de “Castelo Branco é, depois de Lisboa, em 2015, a segunda cidade portuguesa a receber o prémio de Região Empreendedora Europeia”.

“Hoje temos um verdadeiro ecossistema empreendedor que se destaca a nível nacional e, agora, também internacional. Os pilares desta aposta assentam em várias infraestruturas cuja dinamização permite estimular o empreendedorismo jovem, direcionando-o de forma a tornar as empresas mais competitivas”, afirma José Augusto Alves.

Também o presidente do Comité das Regiões Europeu, Apostolos Tzitzikostas, afirmou que “um setor de PME sólido e sustentável é a chave para a recuperação e para a criação de empregos locais. O concelho de Castelo Branco foi premiado por uma estratégia que entende que o sucesso depende das parcerias. O empreendedorismo assenta na compreensão de que trabalhar além-fronteiras e com os parceiros locais, permite construir o ambiente certo para as PMEs se desenvolverem. Este prémio é uma celebração da perseverança e compromisso de cada um, com uma cooperação que dará frutos e impulsionará o crescimento sustentável.”

Para além de Castelo Branco, as outras cinco regiões vencedoras são Helsínquia, na Finlândia, o município de Gabrovo, na Bulgária, Madrid, em Espanha, Provença-Alpes-Côte d’Azur, em França, e Silésia, na Polónia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Castelo Branco distinguida como região europeia empreendedora

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião