5 coisas que vão marcar o dia

Há relatório e contas da Galp Energia no mesmo dia em que são conhecidas informações sobre a evolução das rendas da habitação ao nível local.

Na bolsa de Lisboa, o foco estará no último relatório e contas da Galp Energia sob a liderança de Carlos Gomes da Silva, no mesmo dia em que se espera que chegue ao fim o impasse na Groundforce. Em termos de dados estatísticos, há informações sobre a evolução das rendas da habitação ao nível local. E na política, Mendonça Mendes e João Leão falam sobre impostos, enquanto a UE discute competitividade.

Galp Energia apresenta último relatório de Carlos Gomes da Silva

A Galp Energia apresenta esta segunda-feira o relatório e contas, o último da petrolífera sob a liderança de Carlos Gomes da Silva. A empresa registou prejuízos de 42 milhões de euros em 2020, um resultado negativo que compara com os 560 milhões de euros de lucro alcançado no ano anterior. Ainda assim, vai propor um dividendo de 35 cêntimos por ação aos acionistas. O novo CEO, Andy Brown, já avançou que pretende rever a estratégia da empresa.

Impasse na Groundforce chega ao fim

O impasse na Groundforce deverá chegar ao fim esta segunda-feira, com o pagamento dos salários que estavam em falta junto dos 2.400 trabalhadores. A regularização da situação acontece depois de a TAP — é o principal cliente, responsável por 70% do negócio da Groundforce — ter proposto a compra de equipamentos no valor de 7 milhões de euros e a subalugá-los para uso da empresa de handling. A solução temporária permitiu desbloquear de forma imediata liquidez para pagar salários.

Estatísticas de Rendas da Habitação ao nível local

A pandemia mexeu com o mercado de arrendamento. Depois de um salto no primeiro trimestre, os preços das rendas praticamente estagnaram no segundo. Ainda assim, estão mais altos que no ano passado. O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga esta segunda-feira dados das estatísticas de Rendas da Habitação ao nível local que permitem avaliar a evolução no segundo semestre do ano passado.

Mendonça Mendes e João Leão falam sobre impostos

O ministro das Finanças João Leão e o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais António Mendonça Mendes vão estar estar no Parlamento Europeu para falar sobre questões fiscais em pandemia, no âmbito da presidência portuguesa Conselho da União Europeia (UE). O encontro acontece depois de Mendonça Mendes ter defendido que “não há nenhum país na Europa que esteja a tomar decisões estruturais de baixa de impostos”, mas que é preciso “assegurar liquidez das empresas e apoio às empresas”.

UE discute competitividade

Sob a presidência portuguesa Conselho da União Europeia (UE), começa esta segunda-feira uma reunião informal do Conselho para a Competitividade, que tem por missão reforçar a competitividade e aumentar o crescimento na UE. Este encontro, focado nos domínios do mercado interno, indústria, investigação e inovação e espaço, acontece numa altura em que se definem políticas para aproveitar a bazuca europeia na retoma da economia pós-pandemia. Em simultâneo, tem também início esta segunda-feira o Conselho de Agricultura e Pescas que irá juntar, até dia 23, ministros dos Estados-membros da UE responsáveis pela Agricultura e pelas Pescas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião