Taxa de desemprego volta a cair em novembro

Ao todo, havia 537,7 mil pessoas desempregadas em novembro do ano passado, menos 1,3% do que no mês anterior. A taxa de desemprego caiu para 10,5%, o nível mais baixo desde 2009.

A taxa de desemprego definitiva de novembro de 2016 caiu para 10,5%, valor que compara com os 10,6% de outubro. O resultado está em linha com as previsões do Instituto Nacional de Estatística (INE) e representa a taxa de desemprego mais baixo desde abril de 2009.

Ao todo, havia 537,7 mil pessoas desempregadas em novembro do ano passado, menos 1,3% do que no mês anterior. A população empregada aumentou ligeiramente, totalizando 4,581 milhões de pessoas.

Foi entre os jovens que se registou a melhoria mais significativa. Em novembro, a taxa de desemprego jovem fixou-se nos 27,2%, uma redução de cinco pontos percentuais face à taxa registada em outubro. Feitas as contas, havia 99 mil jovens desempregados nesse mês, menos 700 do que em outubro.

Já em dezembro, segundo a estimativa provisória divulgada pelo INE esta segunda-feira, a taxa de desemprego deverá voltar a cair, desta vez para 10,2%. Nesse mês, a estimativa do INE aponta para que a população desempregada seja de 519,5 mil pessoas e a empregada de 4,587 milhões de pessoas.

A confirmarem-se estes números em dezembro do ano passado, a taxa de desemprego terá caído em dois pontos percentuais face ao último mês de 2015 e o número de pessoas desempregadas terá registado uma queda homóloga de 16,5%.

Notícia atualizada pela última vez às 11h19.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de desemprego volta a cair em novembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião