Línea Directa estreia em bolsa no final de abril, valendo 1,43 mil milhões

  • ECO Seguros
  • 23 Março 2021

O Bankinter está prestes a concretizar a admissão à bolsa da sua filial de seguros. A oferta pública acontecerá em finais de abril, contando que o regulador aprove o prospeto da operação.

O projeto para cotar a empresa de seguro direto em Bolsa obteve aval do Banco Central Europeu (BCE) e o IPO (sigla usada na gíria financeira para Oferta Pública Inicial) está previsto para o final de abril, com um preço indicativo de 1,318 euros por ação. Como condição prévia à operação de admissão ao mercado, o BCE autorizou o Bankinter a distribuir pelos seus acionistas a totalidade do prémio da emissão (1,18 mil milhões de euros em espécie), correspondente ao pacote de ações entregue aos detentores de capital do banco e da seguradora.

Dado que o Bankinter conservará 17,4% do capital acionista da seguradora (por valor estimado de 249,7 milhões de euros), a dispersão em bolsa abrange os restantes 82,6%, após ajustamento do valor de cada ação ao total de títulos do capital social da seguradora (os acionistas receberão uma ação da seguradora por cada ação que detêm no banco). Depois destas operações e de uma transferência de 120 milhões de euros que o Bankinter recebe da seguradora, a título de dividendo, a Linea Directa estará no mercado com capitalização bolsista em torno de 1,43 mil milhões de euros.

Contando que o prospeto de admissão seja aprovado pelo regulador espanhol do mercado de capitais (CNMV), a líder espanhola no mercado de seguro direto fará a sua estreia em bolsa em finais de abril.

Colocando a Linea Direta no mercado de capitais, uma decisão que já vem de 2019 e que foi para aprovação em em AG marcada para meados de 2020, o Bankinter realiza o objetivo estratégico de separar o negócio puramente bancário da atividade seguradora e assegura uma mais valia financeira de aproximadamente 1000 milhões de euros, que aplicará no reforço dos capitais próprios (rácio de solvência).

Com a admissão à Bolsa espanhola, os acionistas da seguradora são compensados pelo esforço realizado em 1994 e em 2009, quando foram chamados a participar no aumento de capital para adquirir ao Royal Bank of Scotland (RBS) os 50% que ainda não detinham na seguradora, por 426 milhões de euros, explica um comunicado do banco liderado por María Dolores Dancausa.

A desagregação do negócio segurador da atividade puramente bancária constitui, segundo o grupo bancário, um benefício para as duas entidades, uma vez que o banco e a seguradora passarão a desenvolver estratégias independentes, com menores custos regulatórios, estrutura de capital e política de dividendos adequados às respetivas necessidades.

Separando a Linea Directa, o Bankinter afirma que concretiza a valorização de uma companhia com mais de 25 anos de experiência, 3 milhões de clientes, líder do seguro direto em Espanha e, recorrentemente, com taxas de crescimento superiores ao resto do mercado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Línea Directa estreia em bolsa no final de abril, valendo 1,43 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião