Lloyd’s lança seguro sísmico paramétrico na Nova Zelândia

  • ECO Seguros
  • 25 Março 2021

O sistema pioneiro baseia-se numa espécie de velocímetro que mede aceleração da oscilação sísmica em pontos georreferenciados. O tremor ultrapassa parâmetro fixado na apólice e é ativada indemnização.

A Lloyd’s of London, hub de referência no mercado global de seguros, lançou uma apólice de seguro sísmico inovador no mercado neozelandês, uma solução paramétrica em parceria com a Bounce, baseada em tecnologia de ponta e dados de georreferenciação processados em tempo real para ativar a indemnização e assegurar que os segurados sejam compensados no prazo máximo de cinco dias após a ocorrência de um forte abalo sísmico.

O trigger (gatilho) do seguro é acionado através de parâmetros estabelecidos por um sistema que mede a aceleração da oscilação sísmica à superfície ou num pico do terreno (Peak Ground Velocity), desencadeando o pagamento sempre que a oscilação do velocímetro iguale ou ultrapasse os 20 centímetros por segundo.

O sistema da Bounce é considerado pioneiro e foi desenvolvido pelo fundador desta startup neozelandesa, Paul Barton, em parceria com a Lloyd’s, e as empresas Guy Carpenter, Marsh e Jumpstart Insurance, noticiou o site Intelligent Insurer.

A nova solução de seguro sísmico paramétrico serve o compromisso da Lloyd’s de “remover complexidade” nos seguros e fornecer “produtos mais simples e transparentes” melhorando também as coberturas oferecidas aos clientes.

Estamos entusiasmados com a possibilidade de avançar com a oferta um seguro sísmico tecnologicamente sofisticado e inovador, o Bounce, que proporcionará aos clientes o apoio e a resiliência financeira muito necessários em situação imediata a um sismo”, comentou John Neal, CEO da Lloyd’s.

O invento da Bounce não substitui o seguro sísmico convencional que cobre perdas significativas, mas ao associar dados oficiais fiáveis sobre a intensidade do tremor à geolocalização dos bens segurados, permite definir mais rapidamente se determinado segurado é elegível para receber uma compensação, com a vantagem acrescida de fornecer liquidez imediata para responder a despesas diversas que permitam uma recuperação financeira mais rápida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lloyd’s lança seguro sísmico paramétrico na Nova Zelândia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião