OMS afasta que Covid-19 tenha tido origem em fuga de laboratório. É “extremamente improvável”
Existência de uma fuga do vírus de um laboratório é uma possibilidade “extremamente improvável”, adianta uma investigação desenvolvida pela OMS e pela China.
A transmissão do novo coronavírus, dos morcegos para o ser humano, através de uma outra espécie animal, apresenta-se como o cenário mais provável para as origens da Covid-19. De acordo com a Associated Press (acesso livre), estas são as conclusões de um estudo realizado em conjunto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a China, que afasta o cenário de um erro de laboratório.
A possibilidade de propagação direta de morcegos para humanos foi averiguada, mas foi descartada como a principal possibilidade de transmissão do vírus. No que toca às espécies animais que, eventualmente, poderão ter sido responsáveis pela transmissão do novo coronavírus dos morcegos para os humanos, o estudo relembra que foram encontrados vírus muitos semelhantes nos pangolins. Porém, as martas e os gatos também são suscetíveis a este vírus, o que sugere que também eles poderão ser portadores da doença.
Afastada está a probabilidade de se ter tratado uma fuga do vírus de um laboratório. É, segundo este estudo, uma possibilidade “extremamente improvável”, referem a OMS e a China, país onde surgiu a Covid-19.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
OMS afasta que Covid-19 tenha tido origem em fuga de laboratório. É “extremamente improvável”
{{ noCommentsLabel }}