Foi dia de recorde de vacinação contra a Covid em Portugal com mais de 50 mil doses administradas, diz Costa

Foram administradas mais de 50 mil doses de vacinas contra a Covid-19 em Portugal esta quinta-feira, um recorde diário. Objetivo é chegar a 100 mil doses por dia.

Portugal atingiu esta quinta-feira o recorde de vacinação diária contra a Covid-19, ao administrar mais de 50 mil doses, adiantou o primeiro-ministro. Este fim de semana será realizado um teste à capacidade de vacinação em massa, sendo que o objetivo é conseguir chegar às 100 mil doses de vacinas contra a Covid-19 administradas no país.

Batemos “hoje [quinta-feira, 25 de março] o recorde de vacinação com mais de 50 mil doses administradas e estamos a preparar para, no segundo trimestre, desde que disponhamos de número de vacinas suficientes, poder escalar até 100 mil doses por dia”, reiterou António Costa, em conferência de imprensa após o Conselho Europeu.

O objetivo, de 100 mil doses diárias, corresponde a um “esforço muito grande do ponto de vista logístico”, pelo que se está “a montar tudo para que aconteça”, assegurou o primeiro-ministro. Este fim de semana, por exemplo, será realizado o “primeiro grande teste à capacidade de vacinação em massa: vão ser vacinadas 80 mil pessoas entre docentes e não docentes das escolas”, apontou.

O primeiro-ministro sublinhou, ainda assim, que a ambição de Portugal neste âmbito “está única e simplesmente condicionada pelo fornecimento de vacinas”, admitiu, ainda assim. “Se houver capacidade da União Europeia (UE) de aumentar as vacinas que recebe e distribui, nós também aceleraremos o nosso processo de administração de vacinas”, garantiu.

António Costa sinalizou também que a UE está a trabalhar para um “esforço adicional para aumentar a capacidade de produção” sendo que vai também “forçar o cumprimento dos contratos” das farmacêuticas no que diz respeito às vacinas contra a Covid-19. O bloco vai recorrer “a todos os instrumentos, incluindo a proibição de exportações, se tal vier a ser necessário”, salvaguardando, ainda assim, “as cadeiras de fornecimento”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Foi dia de recorde de vacinação contra a Covid em Portugal com mais de 50 mil doses administradas, diz Costa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião