Cimeira do Euro abre a porta a euro digital. Trabalho do BCE “está a avançar”, diz Lagarde

Os líderes da Zona Euro querem "setor financeiro digital mais forte e inovador". Banco Central Europeu avança com trabalho sobre euro digital.

A Cimeira do Euro, que reúne os chefes de Estado ou Governo dos países da Zona Euro, quer dar mais um passo no caminho de um euro digital. Depois do encontro desta quinta-feira, ficou definido que deve ser estudada a possível introdução do euro digital. O Banco Central Europeu (BCE) está já a avançar com trabalho sobre o assunto.

Os membros da cimeira “apelam a um setor financeiro digital mais forte e inovador e sistemas de pagamento mais eficientes e resilientes. Neste contexto, trabalho exploratório sobre a possível introdução de um digital euro deve ser levado adiante”, lê-se no comunicado da reunião desta quinta-feira.

Nesta reunião sobre o papel internacional da moeda única europeia participou também a presidente do BCE. Christine Lagarde “sublinhou que o trabalho do BCE sobre o euro digital está a avançar” e que manterá os Estados-Membros e o Parlamento Europeu informados, apontou, num post no Twitter.

Os líderes europeus sublinharam ainda a “necessidade de uma recuperação robusta, inclusiva e sustentável e económica com resiliência reforçada, como condição prévia para um papel internacional forte do euro“. Os mecanismos desenhados para a recuperação são “essenciais para apoiar reformas ambiciosas e investimentos para financiar a transição verde e digital e o aumento do potencial de crescimento das economias”, acrescentam.

A próxima reunião dos líderes da Zona Euro está marcada para junho deste ano, altura em que a Cimeira “irá discutir os desafios económicos para a Zona Euro no rescaldo da crise da Covid-19 e rever avanços na União Bancária e na União dos Mercados de Capitais”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cimeira do Euro abre a porta a euro digital. Trabalho do BCE “está a avançar”, diz Lagarde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião