Banco de Inglaterra homenageia Alan Turing em nota de 50 libras

A nova nota será colocada em circulação no próximo dia 23 de junho, de forma a coincidir com a data de aniversário do homenageado, conhecido pelo seu papel fundamental na Segunda Guerra Mundial.

Alan Turing, matemático britânico conhecido por ter ajudado o seu país a vencer a Segunda Guerra Mundial, foi recentemente homenageado pelo Banco de Inglaterra. Aquele que é para muitos o pai da informática é o rosto da nova nota de 50 libras, que entrará em circulação no próximo mês de junho.

Como avança a Reuters, a nova nota apresenta uma imagem do matemático, acompanhado de fórmulas matemáticas que constavam num documento da sua autoria e que serviu de base para a informática moderna. Desenhos técnicos das máquinas usadas para decifrar, aquando da Segunda Guerra, o código que dizem ter mudado o rumo da História, constam também nesta homenagem.

De acordo com as informações divulgadas pelo Banco de Inglaterra no seu site, esta novidade entrará em circulação a 23 de junho deste ano, de forma a coincidir com a data de aniversário de Turing. Estas notas de 50 libras apresentam ainda diversas características que pretendem garantir a sua segurança, destacando-se aqui um holograma que alterna entre as palavras “Cinquenta” e “Libras.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Inglaterra homenageia Alan Turing em nota de 50 libras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião