Crédito y Caución prevê um aumento de 19% das insolvências em Portugal em 2021

A seguradora de crédito à escala global prevê que este aumento chegue aos 26% a nível mundial. Em 2020, ao contrário do esperado, insolvências só aumentaram em alguns países como Irlanda e Turquia.

A seguradora Crédito y Caución indica, em comunicado divulgado esta quarta-feira, que as insolvências empresariais em Portugal deverão ter um aumento de 19%. A nível mundial este valor sobe para 26%.

“É esperado um aumento [das insolvências] em Portugal de 19%”, lê-se na nota divulgada. Estas previsões, para Portugal e para o mundo, são justificadas com base nas “expectativas de eliminação gradual das medidas locais de apoio fiscal e na reabertura dos tribunais e reativação dos procedimentos de insolvência“. Assim, as empresas que foram salvas por medidas de apoio no ano passado, provavelmente não terão essa sorte em 2021.

O aumento deverá ser de 26% a nível global, mas não deverá ser sentido na Turquia, “onde as insolvências já cresceram em 2020”. Segundo a seguradora de crédito, “os maiores aumentos são esperados na Austrália, França e Singapura”, aumentos de 88%, 80% e 75% respetivamente“. Áustria, Bélgica, Reino Unido e Coreia do Sul também se encontram entre os países para os quais a Crédito y Caución prevê um aumento de insolvências acima dos 50%.

Em 2020, ao contrário do esperado, “o número de falências empresariais teve uma redução de 14%” e chegou a reduzir 40% na França. Já em Portugal, as insolvências diminuíram 5% no ano que passou. “A Turquia e a Irlanda foram os únicos países de proximidade nos quais as insolvências aumentaram em 2020”, indica a nota. “Na Turquia, as empresas enfrentaram condições de financiamento mais rigorosas e um apoio governamental limitado. Na Irlanda, o aumento foi de apenas 1%.” As medidas de apoio e alterações legislativas adotadas por vários governos justificam esta diminuição.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crédito y Caución prevê um aumento de 19% das insolvências em Portugal em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião