Xiaomi investe 10 mil milhões para produzir carro elétrico inteligente

A Xiaomi decidiu alargar o negócio ao setor automóvel. Ao longo da próxima década, a empresa vai investir dez mil milhões de dólares para desenvolver um carro elétrico inteligente.

E se o seu carro novo fosse da Xiaomi? A popular marca de smartphones decidiu alargar o negócio ao ramo automóvel, prometendo um investimento de 10 mil milhões de dólares ao longo de dez anos para desenvolver veículos elétricos.

O anúncio é oficial e foi considerado pelo cofundador e CEO da Xiaomi como “uma das decisões mais importantes” já tomadas pela empresa. “Vamos lançar uma nova subsidiária totalmente controlada por nós para operar o negócio de veículos elétricos inteligentes”, revelou Lei Jun numa “carta aberta” publicada esta quarta-feira.

Lei Jun também servirá como CEO da nova empresa e acredita que este vai ser “o último e importante projeto de startup” da sua vida. Com 51 anos, o gestor fundou e transformou a Xiaomi numa das maiores fabricantes mundiais de telemóveis. Tem uma fortuna avaliada em 26,6 mil milhões de dólares.

Lei Jun, cofundador e CEO da XiaomiWorld Economic Forum via Flickr

“Os veículos elétricos inteligentes são a corrida mais alargada da próxima década. É uma parte inseparável e crucial do ecossistema inteligente”, assume o CEO. A empresa diz-se ciente de que “vai encontrar muitos desafios” pela frente, mas está convicta de que tem capacidade para competir no setor automóvel do futuro, apontou o gestor.

Essas dificuldades serão várias. Desde logo, a Xiaomi irá competir num mercado que já está a ser explorado por gigantes com “bolsos fundos”. É o caso da Apple e da Huawei, mas também das empresas do próprio setor, como a pioneira Tesla e até a Volkswagen.

Além disso, Lei Jun assume que “outros players começaram seis anos mais cedo” do que a Xiaomi. E reconhece que a indústria automóvel “tem grande complexidade, exige níveis enormes de investimento, tem longos ciclos de produto e baixa tolerância ao erro”.

Porém, o cofundador da Xiaomi assegura que há qualidades “únicas” na sua empresa. “Enquanto os carros elétricos inteligentes mudaram completamente o modelo de negócio da indústria automóvel, temos conhecimento profundo do modelo de serviço da internet assente em hardware“, especifica o gestor. É que a Xiaomi, além de telemóveis e relógios, fabrica e vende sensores inteligentes, câmaras com inteligência artificial e uma panóplia de outros dispositivos associados à era da internet das coisas (IoT).

Segundo o gestor, muitas das tecnologias desenvolvidas e já hoje produzidas pela Xiaomi podem ser “aplicadas” ao setor automóvel. Mas, mais importante ainda, a empresa assegura ter os cofres cheios e preparados para os investimentos que vão ser necessários para tirar este coelho da cartola: “Temos reservas de cash suficientes que nos permitem investir arrojadamente, sem hesitações ou grandes preocupações.”

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