Planos e Seguros de Saúde lideraram reclamações no Portal da Queixa em março

  • ECO Seguros
  • 3 Abril 2021

Em março deste ano, a marca Liberty Seguros liderou o índice de Satisfação dos consumidores no setor de seguros, seguida da Zurich e da Açoreana Seguros, indicam dados da rede social.

Em março, o Portal da Queixa contabilizou 526 reclamações no setor da Saúde. A categoria mais reclamada foi a dos Planos e Seguros de Saúde, seguindo-se o SNS (Serviço Nacional de Saúde) e a registar-se também crescimento de queixas relacionadas com a vacinação.

Completado um ano de pandemia, os responsáveis pela rede social de consumidores fizeram um balanço das reclamações dirigidas à área da saúde, setor que está na linha-da-frente do combate à doença (Covid-19). Desde o início de março de 2020 até ao final de fevereiro de 2021, foram registadas na plataforma 7.563 reclamações dirigidas ao setor da saúde, um aumento de 73% face a igual período do ano anterior (1 de março de 2019 até 29 de fevereiro de 2020), quando foram registadas 4.370 queixas.

A análise ao mês indica que a plataforma recebeu 526 reclamações até ao dia 30 de março, uma ligeira subida comparativamente com o período homólogo (março de 2020), onde se verificaram 508 queixas.

Segundo contabilizou o portal, as categorias alvo do maior número de reclamações foram: Plano e Seguros de Saúde (124 queixas), Serviço Nacional de Saúde (106), Hospitais e Centros de Saúde (97), Grupos Privados de Saúde (60) e Farmácias (55).

De acordo com os resultados do mesmo levantamento, entre os três principais motivos de reclamação reportados pelos consumidores no Portal da Queixa, em março, apontam-se a impossibilidade de ser atendido por um médico (37%), a dificuldade no atendimento telefónico (34%) e a vacinação (8%), sendo que, este último, resulta do facto de a campanha de vacinação estar a decorrer e está relacionado com as dúvidas e dificuldades dos utentes sobre a mesma.

Ainda, quanto ao ranking de Marcas de seguros, relativo a março, a Liberty Seguros liderou o índice de Satisfação do Portal da Queixa, com classificação de 74.3 (42 avaliações de consumidores), seguida da Zurich, com 70 pontos de Satisfação (35 avaliações) e da Açoreana Seguros, com 68.3 (23 avaliações).

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