Marcelo “evoca, já com saudade, Almeida Henriques”. Costa elogia “defensor do poder local”

O Presidente da República publicou este domingo uma nota de pesar sobre a morte de Almeida Henriques, um "amigo e companheiro".

O Presidente da República deu este domingo as condolências à família de Almeida Henriques. Na nota de pesar publicada no site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa “evoca, já com saudade, António Almeida Henriques”, elogiando pelo seu papel como autarca, deputado nacional e europeu e como membro do Governo.

“É com profundo pesar que o Presidente da República evoca o amigo e companheiro de muitas lides António Almeida Henriques”, escreve Marcelo, assinalando que era um “Homem Bom” que “dedicou a sua vida a Viseu e a Portugal, como autarca, como deputado nacional e europeu, como Membro do Governo”.

Deixa obra e deixa saudades, lembrando-nos como esta doença, que nos assola, é terrível e nos apanha assim, de surpresa e desprevenidos, deixando a meio tanto que ainda tinha a dar aos seus concidadãos“, acrescenta Belém.

Para o Presidente da República esta “é uma morte que nos lembra como somos frágeis e como é importante levar a sério esta pandemia do nosso descontentamento“.

“Almeida Henriques deixou-nos, mas a sua obra não nos deixará e será lembrado, em particular, pelos viseenses”, assegura, apresentando as “sinceras condolências” à esposa do autarca, “com quem tem estado em contacto”, à família, ao município de Viseu e aos seus amigos.

António Costa elogia “defensor do poder local”

O primeiro-ministro também reagiu à morte do autarca, elogiando o seu papel enquanto presidente da câmara municipal de Viseu. “António Almeida Henriques foi um defensor do poder local como pilar da democracia e sempre um lutador por Viseu e os viseenses“, escreveu António Costa no Twitter, referindo que “é com pesar que apresento à família e amigos, as minhas sentidas condolências”.

(Notícia atualizada às 15h19 com a reação de António Costa)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo “evoca, já com saudade, Almeida Henriques”. Costa elogia “defensor do poder local”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião