Polícia reforça fiscalização das regras nas esplanadas

A reunião realizada na quarta-feira pela Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência coloca em cima da mesa a possibilidade de "reforço da fiscalização das esplanadas" das forças de segurança.

A ida dos portugueses a esplanadas, nesta nova fase do desconfinamento, vai ser vigiada de perto pelas forças de segurança. Este foi um dos temas em discussão na reunião Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência, que decorreu esta quarta-feira.

Em nota enviada à comunicação social, o Governo dá conta de que nesta reunião foi dada uma particular atenção “ao reforço da fiscalização das esplanadas por parte das forças e serviços de segurança”, podendo “o incumprimento das medidas de contenção da pandemia” vir a justificar “o fecho antecipado desses espaços e a correspondente responsabilização dos infratores“.

Porém, um reforço da fiscalização “em setores de atividade onde têm surgido surtos de SARS-CoV-2” foi também ponderado durante esta reunião. De acordo com a mesma nota, essa possibilidade foi “equacionada” por dois motivos distintos: pelo “atraso no controlo da pandemia”, mas também “pelo efeito negativo nos riscos de incidência em concelhos com pouca população”.

Por sua vez, o “impacto positivo” que a diminuição de restrições associada à “primeira fase de desconfinamento” teve na “economia” nacional esteve, também, em destaque, nesta que foi a 24.ª reunião de acompanhamento das medidas que estão em vigor no âmbito do combate à pandemia de Covid-19.

Na reunião estiveram presentes Secretários de Estado das várias áreas governativas e de coordenação regional, bem como os responsáveis das Forças e Serviços de Segurança (GNR, PSP, SEF e ASAE), da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e das Forças Armadas.

(Notícia atualizada às 15h45 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Polícia reforça fiscalização das regras nas esplanadas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião