Diogo da Silveira nomeado chairman da Galp Distribuição

Nomeação decorre da compra da Galp Gás Natural Distribuição (GGND) pela Allianz Capital Partners.

Diogo da Silveira foi nomeado chairman da Galp Gás Natural Distribuição (GGND), uma nomeação que decorre da compra da empresa pela Allianz Capital Partners. Gabriel Sousa vai continuar como presidente da Comissão Executiva.

Na sequência desta operação entre ambas as empresas, a GGND elegeu Diogo da Silveira, ex-presidente executivo da Navigator, para o desempenho das funções de presidente do conselho de administração (chairman), informou a GGND esta quinta-feira, em comunicado. A decisão foi tomada pelos acionistas da GGND na passada sexta-feira, enquanto a função de presidente da Comissão Executiva continuará a ser assumida por Gabriel Sousa, que lidera a empresa desde 2015.

Com a entrada da Allianz Capital Partners como acionista maioritário, a nomeação de Diogo da Silveira marca um “novo ciclo” na GGND, que “dará continuidade às estratégias que tem vindo a implementar”. A empresa pretende, assim, “fortalecer a sua autonomia, reforçar o seu posicionamento na promoção da descarbonização e de soluções para a transição energética, realçando o papel da infraestrutura de gás e a sustentabilidade”.

Diogo da Silveira formou-se na École Centrale de Lille, em França e tem um MBA pelo INSEAD. Começou a sua carreira no grupo industrial japonês Shin Etsu Handotai, tendo sido ainda sócio da Mckinsey, vice-presidente executivo da Sonaecom, membro do conselho de administração da Sonae Indústria e CEO da Oni Telecom em Portugal e Espanha. Na última década foi ainda CEO da Açoreana Insurance Company.

A Allianz Capital Partners acordou em outubro de 2020 a compra de 75,01% do capital da GGND, à data detido pela Galp, refere o comunicado. A operação foi formalmente concluída em 24 de março de 2021. Os restantes acionistas são o consórcio MEET (constituído pelas empresas japonesas Marubeni e TohoGas), com 22,5% do capital, e a Galp, que mantém uma posição de 2,49%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Diogo da Silveira nomeado chairman da Galp Distribuição

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião