Saham Angola Seguros mudou designação para Sanlam, marca do grupo líder em África

  • ECO Seguros
  • 25 Abril 2021

A seguradora mudou denominação passando a operar sob a marca do grupo sul-africano que, há pouco mais de dois anos, adquiriu a marroquina Saham Finances, até então acionista maioritária na angolana.

Nascida em 2005 como GA Angola Seguros e depois rebatizada, a angolana Saham era controlada por um grupo marroquino entretanto adquirido pela sul-africana Sanlam, conglomerado de seguros e serviços financeiro presente em 44 países, 33 dos quais em África, onde é líder em seguros e serviços financeiros.

Com a aquisição da Saham Finances (negócio segurador do Saham Group), em 3 fases de um processo que decorreu entre 2015 e 2018, o negócio de seguros do grupo marroquino – presente em 26 jurisdições africanas, mais o Líbano -, foi redenominado Sanlam Pan Africa (SPA) General Insurance, mantendo-se sediado em Casablanca, mas sob o controlo do sul-africano Sanlam Group.

Com a absorção do negócio marroquino, o grupo Sanlam – cujos indicadores permitem que se posicione como um dos 50 IAIG do mundoiniciou a integração das subsidiárias e participadas africanas da Saham Finances. A redenominação da seguradora angolana é parte desse processo unificação e, por isso, está em curso a campanha de lançamento da nova marca.

“A SAHAM Angola Seguros está a mudar de marca para SANLAM Angola Seguros. Esta mudança de nome surge na sequência da aquisição do Grupo SANLAM na totalidade do capital da SAHAM Finances, finalizada em outubro de 2018”, informou a empresa.

“(…) agora fazemos parte do maior grupo de seguros pan-africano. Nossos funcionários e associados podem se orgulhar do conhecimento e experiência com os quais podem lucrar ou compartilhar com este novo grupo,” afirma Andre Philippe Alliali-Die, administrador-delegado da Sanlam Angola Seguros, citado no comunicado.

O lançamento da Sanlam em Angola “resulta de uma visão estratégica global do Grupo, assente na constituição de uma marca única e forte no continente. Esta operação de mudança de marca, também reflete um forte potencial de criação de valor para nossos clientes, bem como uma fonte de crescimento para o sector de seguros em nosso país”, lê-se no website da empresa. Sediada em Luanda, a redenominada Sanlam Angola Seguros conta oito agências e 24 pontos de venda, “além de uma ampla rede de agentes exclusivos”.

África ocidental e norte fazem 30% da receita da Sanlam Emerging Markets

O Sanlam Group consolidou perto de 8,35 mil milhões de rands (485,7 milhões de euros) de lucro operacional em 2020 (incluindo a atividade de investimento e projectos), resultado que representa decréscimo de 23% face ao exercício anterior. De acordo com relatório anual divulgado em março, excluindo impacto Covid-19 – que obrigou a provisionar 3000 milhões de rands, grande parte destinada a saldar contingente BI (Busines Interruption) -, o resultado cresceu 14%, para 11,24 mil milhões de rands.

No entanto, por causa de imparidades (perdas reconhecidas por reavaliação de ativos operacionais, entre os quais a Saham Finances), num total de 8,64 mil milhões de rands, e amortizações de intangíveis (700 milhões), o grupo apurou prejuízo líquido anual de 694 milhões de rands, em quebra de 108% face aos 9,1 mil milhões de rands ganhos em 2019.

A receita de novos negócios da SEM (Sanlam Emerging Markets), divisão que consolida o negócio no continente africano e outras operações internacionais, cresceu 35%, para o equivalente a 2,72 mil milhões de euros (46,9 mil milhões de rands). Da estrutura de negócio, a gestão de ativos gerou 21,18 mil milhões de rands (+95% face a 2019), os seguros gerais 16,48 mil milhões de rands (+6%), com o perímetro relacionado com operações Saham a crescer 3%, e os seguros Vida 9,24 mil milhões (+11%).

Por regiões, o mercado sul-africano contribuiu com 20,84 mil milhões de rands (+33%), as regiões norte e ocidental de África 14,22 mil milhões (+12%), representando cerca de 30% da faturação anual da SEM, e a África oriental 7,73 mil milhões, mais do que a triplicar faturação de um ano antes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Saham Angola Seguros mudou designação para Sanlam, marca do grupo líder em África

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião