Governo alemão revê em alta previsões de crescimento para 2021

  • Lusa
  • 24 Abril 2021

“Em janeiro, prevíamos um crescimento de 3%. Os números atuais mostram que será um pouco mais”, diz o ministro da Economia alemão.

O Governo alemão vai rever em alta a sua previsão de crescimento para 2021 graças à resiliência da indústria e apesar das novas restrições ligadas à crise da saúde, disse o ministro da Economia, numa entrevista publicada este sábado.

“Em janeiro, prevíamos um crescimento de 3%. Os números atuais mostram que será um pouco mais”, afirmou Peter Altmaier ao grupo de media Funke, três dias da data prevista para o Governo divulgar a nova previsão. A maior economia europeia sofreu uma queda de 4,9% do PIB (Produto Interno Bruto) no ano passado, mas, segundo o ministro, este ano “há motivos para otimismo”.

“Houve um desenvolvimento económico mais sólido do que o esperado”, graças sobretudo à indústria, que está a beneficiar da recuperação da economia global, explicou Peter Altmaier, admitindo, no entanto, que as medidas de combate à pandemia estão a afetar gravemente o comércio, a restauração e a hotelaria. A partir de hoje, a Alemanha volta a aumentar as restrições nacionais para combater os surtos de covid-19.

Um regresso aos níveis de crescimento da economia pré-pandémicos ocorrerá “o mais tardar em 2022”, considerou, adiantando que ainda está por sentir o impacto da terceira vaga da crise sanitária, marcada por uma rápida disseminação de diferentes estirpes do coronavírus.

Os principais institutos económicos também os estimaram, na semana passada, que a terceira vaga “vai atrasar a recuperação”, embora se tenham mantido mais otimistas do que o Governo, ao prever um crescimento do PIB de 3,7% este ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo alemão revê em alta previsões de crescimento para 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião