Facebook e Instagram pedem que utilizadores iOS não desativem rastreio para ajudar a mantê-los gratuitos

A nova versão do sistema operativo da Apple tem definições de privacidade que permitem desligar o rastreio de dados. Facebook apela a que utilizadores mantenham funcionalidade.

O Facebook e o Instagram estão a pedir aos utilizadores com o sistema iOS para não desativarem o rastreio de dados, para ajudar a manter os serviços “gratuitos”. Isto surge porque o iOS 14.5 tem novas definições de privacidade que permitem aos utilizadores escolher não serem monitorizados para efeitos publicitários.

Este apelo é feito através de um aviso que aparece dentro da aplicação para os utilizadores com a versão mais recente do sistema operativo da Apple, segundo o The Verge (acesso livre, conteúdo em inglês). O Facebook tem criticado estas atualizações de privacidade, argumentando que as mudanças podem prejudicar as pequenas empresas que contam com a rede de anúncios da plataforma para alcançar os clientes.

“Esta versão do iOS exige que solicitemos permissão para rastrear alguns dados desses dispositivos para melhorar os anúncios”, lê-se no aviso. “Usamos informações sobre a sua atividade recebida de outras aplicações e sites para: mostrar anúncios mais personalizados, ajudar a manter o Facebook gratuito e apoiar empresas que dependem de anúncios para alcançar os clientes”, enumera a mensagem.

A empresa liderada por Mark Zuckerberg, que detém também o Instagram, refere-se aos avisos para os utilizadores de iOS como “ecrãs educativos”, que fornecem “mais detalhes sobre como usamos os dados para anúncios personalizados”, numa publicação no blog da rede social.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Facebook e Instagram pedem que utilizadores iOS não desativem rastreio para ajudar a mantê-los gratuitos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião