Lusitania melhorou lucros e reforçou quota no ramo Vida

  • ECO Seguros
  • 3 Maio 2021

As companhias de seguros do Grupo Montepio cresceram os seus resultados líquidos durante o ano passado, apesar de menor faturação. Baixa sinistralidade ajudou.

Em tempo de renovação inaugura-se um novo espaço nas Amoreiras, Lisboa. Ao centro Maria Manuela Rodrigues, à esquerda António Carlos Carvalho, Vitor Ângelo e Pedro Gil e à direita os administradores Pedro Crespo e Dalila Araújo.

As companhias de seguros do grupo Montepio, Lusitania Seguros, para os ramos Não Vida, e Lusitania Vida melhoraram os seus resultados ao longo de 2020, apesar de uma descida nos prémios emitidos. A integração da N Seguros na companhia Não Vida justificou uma quebra de 3,6% na faturação mas os lucros subiram de 500 mil euros para cerca de 3 milhões. A Lusitania decresceu menos que o segmento Vida, melhorou a quota de mercado e subiu lucros para quase 6 milhões de euros em 2020.

A Lusitania, Companhia de Seguros, que explora os ramos Não Vida, focou o crescimento da atividade em 2020 “para os segmentos de maior rendibilidade, para a redução da taxa de sinistralidade e para a manutenção dos rendimentos financeiros”, afirma a empresa liderada por Maria Manuela Rodrigues. A produção de seguro direto, considerando a atividade agregada com a marca N Seguros, sofreu uma quebra de 3,6%, face a 2019, mais evidente ao nível do ramo automóvel (-8,4%), justificado por este ser o ramo principal da marca N Seguros.

Os custos com sinistros de seguro direto em 2020 ascenderam a 131,1 milhões de euros, registando-se uma redução, face ao ano anterior, de 9% (-12,9 milhões de euros). Esta variação é transversal a todas as linhas de negócio, mas foi mais significativa ao nível do ramo Acidentes e Doença (- 4,4 milhões de euros), Automóvel (- 4 milhões) e Incêndio e Outros Danos (-3,7 milhões).

A taxa de sinistralidade, calculada em função dos prémios adquiridos, situou-se nos 60,9%, uma taxa 8,6% abaixo do ano anterior. Este decréscimo foi mais evidente no ramo Automóvel, que apresentou sinistralidade de 63,5%, registando uma redução de 11,2 pontos, situação influenciada pelos períodos de confinamento vividos durante o ano 2020.

Segundo a Lusitania, que após a fusão com a N Seguros ainda representava 4,4% do mercado segurador não vida, reduziu esta quota durante o ano de 2020, para 4,0%, devido à integração da N Seguros.

O resultado líquido do exercício, foi positivo em 3 milhões de euros, uma subida face aos 500 mil euros do ano anterior. Os capitais próprios subiram para 97,4 milhões de euros em 2020, de 81,1 milhões de 2019, com o contributo positivo de 13,1 milhões de euros das reservas.

Em 2020 a Lusitania Seguros, em parceria com a Sociedade de Mediação Safe-Crop, lançou um dos primeiros seguros paramétricos em Portugal, uma solução que protege o rendimento dos produtores de batata através da cobertura dos riscos de produtividade e preço de venda, dando assim resposta a uma necessidade há muito sentida neste setor. Em ano de pandemia Covid-19, a companhia aproveitou ao mercado Seguro Montepio Saúde – um novo seguro de saúde exclusivo para associados da Associação Mutualista Montepio e distribuído através do Banco, por agentes e por via direta.

A Lusitania Vida que opera no ramo de atuariais e de capitalização e em Planos Poupança Reforma – PPR obteve um montante de 214,5 milhões de euros em 2020, um decréscimo de 12,2%, face a 2019 num ano em mercado do ramo vida apresentou um decréscimo de 34,6%. Deste modo a Lusitania Vida reforçou a sua quota de mercado, que passou de 3,4% no final de 2019 para 4,8% no final de 2020. Os custos com sinistros, líquidos de resseguro, totalizaram 20,5 milhões de euros, em 2020, representando uma diminuição de -31,4% relativamente ao valor do ano anterior.

A Lusitania Vida obteve um resultado líquido do exercício, não auditado, de 5,8 milhões de euros, em 2020, valor superior aos 4,6 milhões registado em 2019. Os capitais próprios, subiram para 142,4 milhões de euros, em 2020, a comparar com 116,9 milhões de euros do ano anterior, apresentando um acréscimo de 25,5 milhões de euros, com o contributo positivo das reservas.

A Lusitania Seguros e a Lusitania Vida são parte da Montepio Seguros, SGPS, a holding que agrega as entidades dedicadas à atividade seguradora e de fundos de pensões do Grupo Montepio, detendo, no final de 2020, a maioria do capital da Lusitania Companhia de Seguros, da Lusitania Vida e da Futuro – Sociedade Gestora de Fundos de Pensões.

O MGAM – Montepio Geral Associação Mutualista, detém uma participação de domínio, direta de 89,55% e indireta de 10,45% (via Lusitania e Lusitania Vida) no capital social do Montepio Seguros, SGPS, a qual representa a segunda maior entidade participada do grupo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lusitania melhorou lucros e reforçou quota no ramo Vida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião