Tarifas no aeroporto de Lisboa aumentam quase 5%

  • ECO
  • 11 Maio 2021

Segundo avança esta terça-feira a TSF, as companhias aéreas mostram-se descontentes com esta decisão e protestaram contra a mesma nos últimos dias.

A ANAC (Autoridade Nacional da Aviação Civil) aprovou a subida de 4,89% nas taxas do Aeroporto de Lisboa para 2021 que tinha sido proposta pela ANA – Aeroportos de Portugal. Apesar deste aumento ter sido inicialmente suspenso, a TSF (acesso livre) adiantou agora que se efetiva, assim, uma subida que é mais do dobro da registada no ano anterior (+1,70%).

Num momento que fica marcado pela falta de passageiros derivada da pandemia de Covid-19, as companhias aéreas mostram-se descontentes com esta decisão e, de acordo com a TSF, protestaram contra a mesma nos últimos dias. Até porque, olhando para o caso dos aeroportos de Porto e Faro, os valores da taxa descem (-12,98% e -5,28%, respetivamente), por causa da quebra registada no número de passageiros.

O aumento agora verificado no aeroporto de Lisboa deve-se, de acordo com a ANA, a um acerto das tarifas, as quais deveriam ter sido superiores em 2017 e 2018, de acordo com o contrato assinado entre a empresa e o Estado. Sem este acerto, as taxas também deveriam descer em Lisboa (-1,31%), mas vão assim permitir recuperar um montante de 10,8 milhões de euros em 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tarifas no aeroporto de Lisboa aumentam quase 5%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião