Pessoas com 55 ou mais anos já podem agendar a vacina contra a Covid

O portal do auto-agendamento da vacina contra a Covid-19 já permite a inscrição de pessoas com idades superiores a 55 anos e inclusive.

Depois de os maiores de 60 anos, a plataforma de auto-agendamento da vacina contra a Covid-19 permite a partir desta quinta-feira a inscrição dos utentes com 55 ou mais anos. Esta ferramenta permite que os cidadãos possam escolher o local, bem como a data em que pretendem ser vacinados.

Esta informação consta já na página do Governo dedicada à Covid-19. Trata-se, portanto, de um alargamento desta plataforma, que vai permitir o acesso a um universo ainda mais abrangente de cidadãos. Recorde-se que a partir deste fim de semana a plataforma passou também a estar disponível para as pessoas entre os 64 e os 60 anos.

A partir desta quinta-feira, a plataforma de auto-agendamento da vacinação contra a Covid permite a inscrição de todos os utentes com 55 ou mais anos.Fonte: Portal da Covid criado pelo Governo

Com a chegada de uma maior disponibilidade de vacinas, objetivo agora é aumentar o ritmo de vacinação em Portugal e ter todas as pessoas com mais de 60 anos vacinadas com pelo menos uma dose até ao fim deste mês. Contudo, alguns ACES estão a ter dificuldades em encontrar pessoas nesta faixa etária, pelo que há já alguns agrupamentos de saúde a vacinar os maiores de 50 anos. “Quando atingirmos os mais de 85% começamos ter problemas em encontrar pessoas, por isso, abrirmos as faixas anteriores”, tal como explicou Henrique Gouveia e Melo, em audição da Comissão da Saúde, na quarta-feira.

Segundo o último relatório divulgado pela Direção-Geral de Saúde (DGS), mais de 2,9 milhões de cidadãos já receberam, pelo menos, uma dose da vacina contra a Covid, o que corresponde a 29% da população portuguesa, das quais mais de um milhão já completaram o processo de vacinação (11% da população). Os dados revelam ainda que depois de os maiores de 80 anos já estarem praticamente todos vacinas, há já 84% das pessoas entre os 65 e os 79 anos com pelo menos uma dose da vacina, sendo que 17% estão completamente imunizados.

A plataforma de auto-agendamento foi lançada a 23 de abril, sendo que numa fase inicial era apenas destinada aos maiores de 65 anos. Permite a que as pessoas possam escolher o ponto de vacinação em que pretendem ser vacinados. Além disso, podem também escolher as datas que lhes são sugeridas e caso não exista vaga, optarem por ficar em lista de espera ou até escolherem outro ponto de vacinação.

(Notícia atualizada às 12h56)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pessoas com 55 ou mais anos já podem agendar a vacina contra a Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião