Saiba quem são os desportistas mais bem pagos do mundo

  • ECO e Lusa
  • 3 Fevereiro 2017

Cristiano Ronaldo foi, segundo a Forbes, o desportista mais bem pago no mundo no último ano. Ficou à frente de Messi, mas também dos melhores jogadores de basquetebol dos EUA.

O futebolista português Cristiano Ronaldo, que representa o Real Madrid, foi em 2016 o desportista mais bem pago no mundo, tendo auferido 88 milhões de dólares (cerca de 82 milhões de euros), revelou a revista Forbes.

De acordo com a publicação, no ano em que conquistou a Liga dos Campeões com o emblema espanhol e o Europeu com Portugal, Ronaldo recebeu 56 milhões de dólares em salários e 32 milhões de dólares em patrocínios.

Logo a seguir ao português aparece o argentino Lionel Messi, futebolista do FC Barcelona, com 81,4 milhões de dólares (75,6 milhões), e o basquetebolista norte-americana Lebron James, dos Cleveland Cavaliers, com 77,2 milhões de dólares (71,74 milhões).

O tenista suíço Roger Federer, com 67,8 milhões dólares (63 milhões), e o também basquetebolista norte-americano Kevin Durant, dos Golden State Warriors, com 56,2 milhões (52,2 milhões) aparecem no quarto e quinto posto, respetivamente.

Enquanto Ronaldo é o atleta com maior salário, Federer é o desportista que mais dinheiro recebe de patrocínios, com 60 milhões de dólares (55,7 milhões).

As tenistas Serena Williams e Maria Sharapova são as únicas mulheres que integram a lista dos 100 atletas mais bem pagos do ano passado, surgindo no 40.º e 88.º lugar respetivamente. A norte-americana ganhou 28,9 milhões de dólares (26,8 milhões), enquanto a russa ficou pelos 21,9 milhões (20,3 milhões).

O golfista Jordan Spieth, de apenas 23 anos, é o atleta mais novo que aparece na lista, ocupando a nona posição com um total de 52,8 milhões de dólares (49 milhões), enquanto o “papel” de mais velho cabe ao também golfista e também norte-americano Phil Mickelson, de 46 anos. É oitavo, com ganhos de 52,9 milhões de dólares (49,1 milhões).

No “campeonato” das empresas desportivas, a Gestifute, do português Jorge Mendes, que representa Ronaldo e José Mourinho, entre outros, aparece no oitavo lugar com 72,7 milhões de dólares (67,5 milhões) auferidos em comissões. Com 290,6 milhões de dólares (270 milhões), a empresa norte-americana Creative Artists Agency encabeça a lista.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Saiba quem são os desportistas mais bem pagos do mundo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião