Axa Partners sofre ataque de ransomware na Ásia

  • ECO Seguros
  • 17 Maio 2021

De acordo com a empresa, embora o ataque tenha sido dirigido a vários países da região, a Tailândia foi o único mercado de onde os piratas retiraram dados dos sistemas informáticos.

A Axa Partners, subsidiária de serviços de assistência e crédito do grupo francês de seguros, foi alvo de um ataque cibernético (ransomware) que afetou os sistemas informáticos da companhia em diversos países asiáticos, assumiu a empresa confirmando notícia inicialmente avançada pelo jornal Financial Times (FT).

A Asia Assistance sofreu recentemente um ataque direcionado de ransomware que afetou as suas operações de TI na Tailândia, Malásia, Hong Kong e Filipinas”, refere o site News Assurance PRO (conteúdo em francês, acesso livre), citando um comunicado da companhia que, em 2015, combinou a Axa Assistance e a Axa Creditor.

Em resultado do incidente, “certos dados processados pela Inter Partners Asia (IPA) na Tailândia foram intercetados”, indicou a companhia acrescentando que está a “adotar as medidas necessárias” para informar e dar assistência aos clientes que possam ter sido afetados.

A Axa Partners acrescentou ainda que “nesta fase” não existe qualquer evidência de terem sido roubados dados da companhia em outros países da região. A Axa Partners mobilizou peritos externos e tem uma equipa a investigar a intrusão no sistema informático.

O ransomware constitui uma ameaça que explora falhas de segurança e para encriptar e bloquear sistemas informáticos, normalmente exigindo resgate contra fornecimento de chave de desencriptação e recuperação de acesso.

A Axa leva muito a sério a proteção de dados privados e se a investigação confirmar que dados sensíveis de alguém foram afetados, serão tomadas as medidas necessárias para avisar e apoiar todos” os clientes empresariais e indivíduos atingidos, cita a imprensa francesa.

Segundo a notícia avançada pelo FT, citando informação que circulou na darkweb, os criminosos usaram um ransomware designado “Avaddon” e alegaram ter roubado três terabytes (três milhões megabytes ou 1 024 gigas) de dados.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Axa Partners sofre ataque de ransomware na Ásia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião