Espanha admite levantar uso de máscara no exterior

  • ECO
  • 17 Maio 2021

O diretor do Centro de Alertas e Emergências Sanitárias espanhol admitiu que o país pode facilitar o uso de máscara na rua a curto prazo, se a situação epidemiológica continuar favorável.

O diretor do Centro de Alertas e Emergências Sanitárias de Espanha, Fernando Simón, indicou esta segunda-feira que é “muito possível” que se possa facilitar a utilização das máscaras ao ar livre daqui a “não muitos dias”, caso a evolução da pandemia continue a melhorar no país, segundo o jornal espanhol El País (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Esta hipótese é levantada numa altura em que Espanha está a levantar as restrições implementadas para controlar o avanço da pandemia no país vizinho, uma vez que a incidência da doença está a baixar e o ritmo de vacinação a aumentar.

Apesar de não querer avançar com detalhes concretos, o responsável adiantou que tudo dependerá como evoluir a taxa de incidência acumulada da Covid-19. Este indicador tem vindo a baixar, passando para 151 casos diagnosticados por cada 100.000 habitantes nos 14 dias anteriores, segundo os dados divulgados esta segunda-feira pelo Ministério da Saúde. Além disso, para o cálculo do risco também serão tidas em conta outras variáveis, como é o caso da taxa de pessoas internadas em unidades de cuidados intensivos, que continua elevada.

Não é bom dar datas, mas sim situações. No espaço de um mês estaremos com números muito favoráveis ​​para a redução de muitas medidas. Algumas podem ser levantadas mais cedo, desde que outras se mantenham”, apontou Fernando Simón, citado pelo mesmo jornal.

Ao mesmo tempo, afirmou que na sequência do aumento de pessoas vacinadas em Espanha se podem começar a levantar algumas medidas de contenção, como o uso de máscara. “Podemos começar a tomar medidas com altas coberturas de imunização e com incidências menores do que as atualmente registadas. Sobre as máscaras, podem planear-se muitas alternativas, estamos a avaliar muitas opções”, concluiu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha admite levantar uso de máscara no exterior

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião