3.448 investidores emprestam 65 milhões ao FC Porto

A grande maioria dos investidores, num total de 1.346, aplicou entre 10 mil e 50 mil euros nestes títulos de dívida que oferecem uma taxa de juro de 4,75% ao ano, durante quatro anos.

A SAD do Futebol Clube do Porto arrecadou 64,83 milhões de euros com a emissão de obrigações para investidores de retalho. Conseguiu bem mais do que o montante inicialmente previsto, mas ficou aquém da meta revista, apesar da forte procura registada. Foram quase 3.500 os investidores que aplicaram parte das suas poupanças nestes títulos, sendo que mais de uma centena e meia investiu mais de 10 mil euros.

O Porto já tinha revelado no final da semana passada os números da procura referentes ao último dia de subscrição, mas agora são conhecidos os valores finais. Em vez dos 65,2 milhões de euros anunciados, após terem sido eliminadas ordens duplicadas, a SAD captou 64,83 milhões de euros, aquém dos 70 milhões definidos como objetivo.

Foi “atingido 93% do objetivo máximo“, refere o comunicado enviado pela Euronext, servindo este montante para reembolsar um empréstimo obrigacionista que vence a 7 de junho de 2021 (de 35 milhões), mas também o reembolso do financiamento intercalar resultante da emissão de obrigações de titularização adicionais pela Sagasta Finance e o financiamento da atividade corrente.

Para alcançar este montante foram colocadas ordens por um total de 3.448 investidores. Estes pequenos aforradores foram atraídos para estes títulos de dívida a três anos pela taxa de juro de 4,75% oferecida pela SAD azul e branca, sendo que muitos investiram bem mais que o mínimo exigido: cada ordem de subscrição deve ser apresentada num montante mínimo de 300 obrigações, a 5 euros cada uma, correspondentes a um montante de investimento de 1.500 euros.

Enquanto 1.060 optaram por aplicar entre 1.500 — o montante mínimo de investimento — e 5.000 euros, a grande maioria dos investidores, num total de 1.346, aplicou entre 10 mil e 50 mil euros nestes títulos. De notar o facto de ter havido 165 investidores que apresentaram ordens de valor superior a 50 mil euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

3.448 investidores emprestam 65 milhões ao FC Porto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião