Grupo português ISQ entra no “Projeto Gavião” com a Airbus
O projeto surge no âmbito do programa de Investigação, Desenvolvimento e Inovação, a cinco anos, estabelecido entre o ISQ e a Airbus para criar novas materiais para o setor aeronáutico.
O ISQ vai participar no “Projeto Gavião” que pretende desenvolver novos materiais compósitos destinados à implementação no setor aeronáutico. Um projeto que surge no âmbito do programa de Investigação, Desenvolvimento e Inovação a cinco anos estabelecido entre o grupo português e a Airbus Defence and Space, divisão da Airbus responsável pelo desenvolvimento e fabrico de produtos destinados à aplicação aeroespacial e à defesa.
No âmbito do “Projeto Gavião”, o qual durará por um período de 30 meses, o ISQ irá dedicar-se ao “estudo de novos materiais compósitos e seus processos de fabrico, com benefícios de consumo e de emissões de CO2 para o setor aeronáutico”, avança o grupo em comunicado de imprensa. Focando-se na secção cilíndrica da fuselagem de uma aeronave de transporte regional, o ISQ pretende atingir uma melhoria de todo o processo na ordem dos 10%.
Este programa obrigará o grupo português a realizar a análise de sustentabilidade ambiental dos materiais compósitos e seus processos de fabrico — o que, em última instância, pode contribuir para que novos materiais e processos de produção sejam introduzidos no mercado.
O “Projeto Gavião” será desenvolvido pelo ISQ em parceria com as empresas OPTIMAL Structural Solutions, INEGI e Stratosphere. Este é um projeto que se segue a um outro, intitulado “Passaro“, no qual o grupo português se propôs a desenvolver aeroestruturas multifuncionais e inteligentes e a trabalhar a automatização dos processos produtivos e tecnologias associadas à manutenção aeronáutica numa abordagem i4.0.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Grupo português ISQ entra no “Projeto Gavião” com a Airbus
{{ noCommentsLabel }}