Número de hóspedes disparou 760% em abril, mas continua “longe” dos níveis pré-pandemia

O setor turístico recuperou em abril, mas mesmo assim continuou abaixo de níveis pré-pandemia. Alojamentos turísticos nacionais receberam 460 mil hóspedes.

Os alojamentos turísticos nacionais receberam 460 mil hóspedes em abril, um aumento de mais de 760% face ao ano passado, o que mostra que o setor começou a dar os primeiros passos para a recuperação. Ainda assim, continua “ainda longe” dos níveis pré-pandemia, indicam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), publicados esta segunda-feira.

Em abril, os alojamentos turísticos nacionais receberam 460 mil hóspedes, num total de 946,8 mil dormidas. Estes números representam disparos de 762,6% e 510,8%, respetivamente, bastante acima das quebras observadas nos meses anteriores, incluindo março. Ainda assim, apesar de mostrarem uma forte recuperação, estes números continuam abaixo dos observados em 2019. Comparando com abril desse ano, o número de hóspedes caiu 80,3% enquanto o número de dormidas desceu 84,2%.

Numa análise mais fina aos hóspedes, o mercado interno (peso de 70,6%) contribuiu com 668,1 mil dormidas, enquanto as dormidas dos hóspedes internacionais totalizaram 278,7 mil. As nacionalidades com mais peso no turismo nacional em abril foram os espanhóis (16.660 hóspedes), os alemães (10.323) e os franceses (8.123). Nesse mês, recorde-se, os britânicos ainda não podiam viajar para fora do país.

No que toca às localizações mais procuradas, a Área Metropolitana de Lisboa concentrou 24,4% das dormidas em abril, seguindo-se o Norte (19,7%), o Centro (15,5%) e o Algarve (14,9%), refere o INE. Analisando apenas a procura dos turistas não residentes, Lisboa, Algarve e Norte foram, por esta ordem, os destinos mais procurados.

No quarto mês do ano, a estada média foi de 2,2 noites, enquanto o rendimento médio por quarto ocupado foi de 61,9 euros, acima dos 51 euros de março. No que diz respeito às receitas alcançadas com o setor, estas atingiram os 47,7 milhões de euros em abril, um crescimento de 838% face a abril de 2020, enquanto as receitas de aposento atingiram os 35,9 milhões de euros, uma subida de 696,4%.

(Notícia atualizada às 11h26 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Número de hóspedes disparou 760% em abril, mas continua “longe” dos níveis pré-pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião