Tem mais de 37 anos? Já pode agendar a vacina contra a Covid-19

  • ECO
  • 21 Junho 2021

Ao contrário do que estava inicialmente previsto, o auto-agendamento da vacina contra a Covid-19 está disponível apenas para os maiores de 37 anos.

Estava previsto que os utentes com idade igual ou superior a 35 anos pudessem agendar a marcação da vacina contra a Covid-19 a partir desta segunda-feira, contudo, a task force retrocedeu na decisão, pelo que o auto-agendamento só está disponível para os maiores de 37 anos. A informação foi avançada esta manhã, mas o agendamento só agora ficou disponível.

Assim, os utentes dos 37 aos 40 anos já podem agendar a sua primeira dose da toma da vacina (ou única no caso da Janssen).

Até ao momento, ao entrar no portal do agendamento a mensagem vista era “Tem 40 ou mais anos e ainda não foi vacinado(a)?”, indicando que ainda não estava disponível esta funcionalidade para a faixa etária em causa. No entanto, a partir de agora já é possível fazê-lo.

Os próximos deverão ser os maiores de 35 e depois os com 30 anos ou mais. Segundo disse à agência Lusa fonte da task force, a faixa etária dos 20 aos 29 deverá poder auto-agendar a sua vacina a partir de “meados de julho”.

Lançada a 23 de abril, esta plataforma já permitiu a inscrição de mais de um milhão de pessoas, sendo que o objetivo a longo/médio prazo é “substituir o agendamento manual por um agendamento mais automático”, uma vez que “precisamos de recursos humanos para estar a vacinar”, tal como explicou o coordenador do plano de vacinação contra a Covid-19, Henrique Gouveia e Melo.

O auto-agendamento permite que as pessoas possam escolher o ponto de vacinação em que pretendem ser vacinados. Além disso, podem também escolher as datas que lhes são sugeridas e caso não exista vaga, optarem por ficar em lista de espera ou até escolherem outro ponto de vacinação.

Mais de 4,3 milhões de portugueses já foram vacinados com uma dose da vacina (o que representa 42% da população), dos quais mais de 2,5 milhões de cidadãos já completaram o processo de vacinação (25% da população), segundo o último relatório divulgado na terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). O objetivo é ter 70% da população com pelo menos uma dose da vacina já em agosto. Desde que arrancou o processo de vacinação, em dezembro de 2020, e até sábado passado, já foram administradas mais de sete milhões de vacinas em Portugal, de acordo com os dados divulgados pelo Serviço Nacional de Saúde no Twitter.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tem mais de 37 anos? Já pode agendar a vacina contra a Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião