Mais de 11 mil professores com progressões de carreira em 2021

"Em 2021 progridem cerca 6 mil e 700 docentes para o 5º escalão e mais de 4 mil e 800 docentes para o 7º escalão", segundo sinaliza o Ministério da Educação.

Mais de 11.500 professores vão progredir ao 5º e 7º escalões da carreira docente em 2021. Já foi publicado, esta sexta-feira, o despacho que fixa o número de vagas para progressões referentes a estes escalões, às quais acrescem as vagas relativas aos docentes a quem seja adaptado o prazo do ciclo avaliativo.

“Em 2021 progridem cerca 6 mil e 700 docentes para o 5º escalão e mais de 4 mil e 800 docentes para o 7º escalão”, sinaliza o Ministério da Educação, em comunicado. Este número engloba tanto os docentes progridem automaticamente, por terem obtido Muito Bom ou Excelente no último ciclo avaliativo, como os que obtêm vaga.

O despacho tem efeitos retroativos a 1 de janeiro de 2021, incluindo assim os docentes a quem sejam adaptados os prazos. Isto já que, devido às medidas extraordinárias face à pandemia e à suspensão das atividades letivas presenciais, “os prazos do ciclo foram adequados de forma a permitir o cumprimento dos requisitos de progressão, sem prejuízo para os docentes”.

Estas progressões são quase o dobro das registadas no ano passado, segundo destaca o ministério liderado por Tiago Brandão Rodrigues. Com o descongelamento das carreiras da Administração Pública, verificou-se a progressão de mais de quatro mil docentes em 2019 e mais de seis mil em 2020.

Tendo em conta o “universo dos docentes que reúnem as condições legalmente exigidas”, o número de progressões previstas para este ano “corresponde a 76% dos docentes que se encontram no 4º escalão e a 62% dos docentes que se encontram no 6º escalão“, acrescenta a tutela.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de 11 mil professores com progressões de carreira em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião