Ministro da Saúde britânico demite-se por incumprimento de regras de distância
Matt Hancock demitiu-se depois de ter sido divulgada uma imagem sua a abraçar e beijar uma assistente, não respeitando as regras definidas pelo Governo. Já foi nomeado um substituto.
O ministro da Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, anunciou este sábado ao final do dia a sua demissão, depois da divulgação na sexta-feira de fotografias que revelaram o seu incumprimento de regras de distância física durante a pandemia. O ex-ministro britânico das Finanças e do Interior, Sajid Javid, vai assumir a pasta da Saúde.
“Nós, que fizemos as regras, temos que as cumprir e é por isso que tenho que me demitir”, afirmou num vídeo divulgado na rede social Twitter o governante, que tem sido um dos principais responsáveis pela estratégia de combate à pandemia.
Tweet from @MattHancock
O tabloide britânico The Sun revelou na sexta-feira uma imagem do ministro abraçando e beijando uma assistente tirada no dia 6 de maio, quando o Governo pedia que não se tivesse contacto físico com pessoas fora do agregado familiar e distância superior a um metro entre pessoas em contexto laboral sem máscara.
Tweet from @TheSun
“A última coisa que quero é que a minha vida privada retire a atenção” dos esforços para acabar com o coronavírus, afirmou Hancock na carta de demissão que dirigiu ao primeiro-ministro, Boris Johnson. Hancock acrescentou que os governantes têm que ser “honestos com as pessoas que sacrificaram tanto durante esta pandemia” quando falham, como reconheceu que aconteceu quando infringiu as regras.
No balanço da sua gestão da crise sanitária, Matt Hancock, de 42 anos, admitiu que o Governo “não acertou em todas as decisões”, mas apelou à compreensão dos cidadãos pela “dificuldade de lidar com algo desconhecido”.
Há várias semanas que o responsável pela saúde do Governo britânico estava no centro de uma polémica desencadeada pelo antigo assessor principal do primeiro-ministro, Dominic Cummings, que o acusou de ter mentido em várias ocasiões durante a gestão da pandemia. As imagens divulgadas na sexta-feira pelo jornal, que não revelou como as obteve, acabaram por precipitar a demissão do ministro.
Ex-ministro das Finanças assume pasta da Saúde
O ex-ministro britânico das Finanças e Interior Sajid Javid vai assumir a pasta da Saúde após a demissão de Matt Hancock, por incumprimento de regras de distância física durante a pandemia. Downing Street revelou este sábado que Sajid Javid, de 51 anos, é o sucessor de Matt Hancock.
Sajid Javid assume o cargo num momento em que se regista um aumento de casos no Reino Unido, devido à disseminação da variante Delta, considerada mais transmissível e que já é prevalente naquele país. O gabinete do primeiro-ministro divulgou que a rainha Isabel II ficou “satisfeita” em aprovar a nomeação de Sajid Javid, que desempenhou as funções de ministro das Finanças do Reino Unido entre julho de 2019 e fevereiro de 2020.
Javid foi ainda ministro do Interior, entre 2018 e 2019, da Habitação, Comunidades e Governos Locais, entre 2016 e 2018, dos Negócios e Inovação, entre 2015 e 2016 e ainda da Cultura, Desporto e Media, entre 2014 e 2015.
O novo responsável pela pasta da saúde terá em mãos o programa de vacinação britânico, que já imunizou mais de 32 milhões de pessoas contra a covid-19 (61,2% da população). Terá também como missão, juntamente com o primeiro-ministro e outros membros do Governo, reduzir as medidas de confinamento devido à pandemia. A última fase do desconfinamento foi adiada para 19 de julho devido ao aumento de infeções.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ministro da Saúde britânico demite-se por incumprimento de regras de distância
{{ noCommentsLabel }}