Cruzeiros podem continuar a desembarcar em Portugal com testes negativos à Covid-19

A prorrogação é justificada pela situação epidemiológica e pelos esforços de combate ao coronavírus.

A permissão de trabalhadores e passageiros de cruzeiros desembarcarem em portos nacionais foi prorrogada pelo Governo até 11 de julho, apesar de ser obrigatória a apresentação de testes negativos à Covid-19. O despacho publicado este domingo em Diário da República prolonga a autorização dada em maio, que se seguiu a vários meses de proibição devido à Covid-19.

O despacho “prorroga a permissão do embarque, desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro em portos localizados em território nacional continental, com exceção de passageiros cuja origem ou destino sejam países para os quais só se admite a realização de viagens essenciais“, refere.

O embarque, desembarque e licenças para terra tem de ser feito exclusivamente com comprovativo de teste de amplificação de ácidos nucleicos (TAAN) ou de teste rápido de antigénio (TRAg) contra a Covid-19 realizado nas 72 ou 48 horas anteriores. A prorrogação é justificada pelo facto de a situação ser já esta desde 14 de maio, mas também pela situação epidemiológica e pelos esforços de combate ao coronavírus.

As companhias de cruzeiros têm desenvolvido planos de contingência com a implementação da testagem de passageiros, assim como da tripulação, o que tem permitido alguma retoma da atividade internacional“, pode ler-se no despacho. “Os dados epidemiológicos disponíveis, onde se inclui a disseminação da doença Covid-19 mas, também, os dados da vacinação, continuam a demonstrar que pode ser mantida a permissão ali prevista”.

A autorização produz efeitos a partir das 00h00 desta segunda-feira e até às 23h59 de 11 de julho de 2021, podendo ser objeto de nova prorrogação, em função da evolução da situação epidemiológica em Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cruzeiros podem continuar a desembarcar em Portugal com testes negativos à Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião