Vacina da Moderna revela ser eficaz contra a variante Delta

  • ECO
  • 29 Junho 2021

A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Moderna provou mesmo ser mais eficaz na produção de anticorpos contra a variante Delta, do que contra a Beta (associada à África do Sul).

A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Moderna mostrou-se eficaz contra a variante Delta, revelando apenas uma redução ligeira na resposta imunitária face ao vírus original, segundo um novo estudo divulgado esta terça-feira pela farmacêutica norte-americana e citado pela Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês). Ações da Moderna sobem mais de 5%, após anúncio.

Este estudo foi conduzido com base em oito amostras de sangue de oito participantes uma semana após terem recebido a segunda dose da vacina da Moderna. Assim, o fármaco provocou o desenvolvimento de anticorpos contra todas as variantes do Sars-Cov-2 testadas, ainda que em todos estes casos a resposta imunológica foi ligeiramente inferior à encontrada com o vírus original.

“Esses novos dados são encorajadores e reforçam a nossa crença de que a vacina contra a Covid da Moderna deve continuar a proteger-nos contra as variantes recentemente detetadas“, sinalizou o CEO da farmacêutica, Stéphane Bancel, citado pela Reuters.

Os dados indicam que esta vacina provou mesmo ser mais eficaz na produção de anticorpos contra a variante Delta, associada à Índia e que está a gerar mais preocupações por ser 60% mais transmissível que a estirpe original, do que contra a Beta (associada à África do Sul). Segundo este estudo, contra as três linhagens da variante Beta verificou-se uma redução de entre seis a oito vezes nos anticorpos neutralizantes induzidos pela vacina quando comparados com o vírus original, ao passo que nas linhagens da variante indiana, incluindo a variante Delta e a Kappa, esta redução foi de 3,2 a 2,1 vezes menor.

Sputnik V é 90% eficaz contra a variante Delta

Também esta terça-feira, um outro estudo revelou que a vacina russa Sputnik V demonstrou ser 90% eficaz contra a variante Delta, segundo revelaram os criadores do fármaco à Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

Segundo os investigadores, a Sputnik V é 92% eficaz contra o vírus original da Covid-19. Em declarações à agência noticiosa, Denis Logunov, vice-diretor do Instituto Gamaleya de Moscovo, explicou que a eficácia da vacina contra a variante Delta foi calculada com base em informação de registos médicos e de vacinação.

A variante Delta já circula em mais de 90 países a nível mundial, estando neste momento no centro das atenções das autoridades de saúde. Só em Portugal, esta estirpe teve um crescimento “galopante” no último mês, representando já mais de metade dos novos casos identificados em território nacional.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vacina da Moderna revela ser eficaz contra a variante Delta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião