Aumento de inflação pode dar sustentabilidade à dívida pública, diz presidente do IGCP
A presidente do IGCP defende que "temos algum espaço para acomodar a transição do paradigma ou registo da política monetária".
A presidente da Agência de Gestão de Tesouraria e da Dívida (IGCP) defende que o aumento de inflação pode dar alguma “sustentabilidade” à dívida pública. Isto desde que esta subida ocorra por “boas razões”, e que não seja um comportamento “endémico e que entre em espiral”, explica Cristina Casalinho.
Cristina Casalinho adianta que o IGCP analisa os riscos de inflação internamente, ao desenhar cenários de evolução de taxas de juro e fazendo uma “análise de sensibilidade ao custo da dívida pública”, na sequência de questões dos deputados da Comissão de Orçamento e Finanças, no âmbito de uma audição sobre o plano de atividades.
A avaliação que resulta é de que “o aumento da inflação, desde que seja controlado e por boas razões, e não seja endémico e entre em espiral, pode, favorecendo a relação do produto nominal, dar alguma sustentabilidade à dívida pública”, sublinha a presidente do IGCP. Isto, frisa, “desde que seja por razões normais”.
A responsável pela agência que gere a dívida aponta que hoje em dia, na medida em que, entre o custo médio da dívida e o custo marginal, o diferencial é tão elevado, “temos algum espaço, alguns anos — dois, três ou quatro — para acomodar a transição do paradigma ou registo da política monetária”.
Apesar de poderem existir fenómenos que surpreendem, “pelo menos dois ou três anos teremos para gerir processo”, assegura Cristina Casalinho, apontando que “há uma janela temporal que pode ser usada para promover a transição”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Aumento de inflação pode dar sustentabilidade à dívida pública, diz presidente do IGCP
{{ noCommentsLabel }}