Task force acelera vacinação por causa da variante Delta. Quer vacinar até 140 mil por dia

Aumento de intensidade no número de vacinações, que poderá chegar a 140 mil doses diárias, levará à "formação mais generalizada de filas nos centros de vacinação", alerta a task force.

A task force vai acelerar a vacinação. Tendo em conta a rápida disseminação da variante Delta da Covid-19, Gouveia e Melo vai efetuar um esforço de vacinação, prevendo inocular até 140 mil doses por dia durante as próximas duas semanas. Alerta que o aumento de intensidade no número de vacinações pode levar à “formação mais generalizada de filas nos centros de vacinação”.

“Face à rápida disseminação da nova variante de Sars Cov-2 e considerando que se verificou uma disponibilidade acrescida de vacinas, a task force tomou a decisão de efetuar um esforço de vacinação nos limites da capacidade instalada nos centros de vacinação Covid disponíveis, nas próximas duas semanas”, diz em comunicado.

“Conjugando a capacidade de agendamento central, a capacidade de agendamento local, o auto agendamento e a modalidade casa aberta, estima-se que será possível vacinar cerca de 850 mil utentes por semana“, acrescenta, notando que “prevê-se ser possível, em alguns dias, ultrapassar as 140 mil inoculações diárias”.

Portugal tem vindo a vacinar uma média de 100 mil pessoas por dia. De acordo com os últimos dados disponibilizados, foram já administradas 8,75 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, com 3,25 milhões de pessoas a terem já as duas doses.

Ao ritmo atual, e de acordo com a estimativa mais recente apresentada por Gouveia e Melo, poderá ser possível chegar à meta de 70% das pessoas com pelo menos uma dose no arranque de agosto. A meta dos 85%, apontando como a que permite a imunidade de grupo à luz das novas variantes do vírus, pode ser alcançada em “meados de setembro”.

Task force alerta para filas nos centros de vacinação

“Este aumento de intensidade no número de vacinações, que visa reforçar a proteção da população o quanto antes, pode gerar momentos de espera indesejados“, diz a task force. E admite a “eventual formação mais generalizada de filas nos centros de vacinação, não obstante todos os esforços que serão tomados para minimizar essas situações”

Esta “perturbação suprarreferida poderá já ser sentida durante o presente fim de semana, uma vez que o esforço de aceleração do processo está já, gradualmente, a ser posto em prática“, alerta.

O coordenador da task force, Gouveia e Melo, apela, por isso, “à compreensão, tolerância e colaboração dos utentes” para se conseguir atingir o objetivo de proteger cada vez mais portugueses com as vacinas contra a Covid-19.

(Notícia atualizada às 17h30 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Task force acelera vacinação por causa da variante Delta. Quer vacinar até 140 mil por dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião