Praias 100% livres de poluição? Há 53 paraísos para descobrir em Portugal

Alcobaça, Porto Santo e Tavira com quatro praias e Faro, Peniche, Sesimbra e Vila do Bispo com três, são os concelhos líderes com praias não poluídas.

Sejam costeiras ou interiores, de mar ou fluviais, Portugal conta com um total de 643 águas balneares. Destas, apenas 8% foram consideradas praias “Zero poluição” em 2021. Em números absolutos são 53 as praias “em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares”.

Alcobaça, Porto Santo e Tavira com quatro praias e Faro, Peniche, Sesimbra e Vila do Bispo com três, são os concelhos líderes com praias não poluídas. Há 43 praias “Zero poluição” em Portugal Continental em 24 concelhos, seis nos Açores em cinco concelhos e quatro na Madeira num único concelho.

Responsável por esta classificação, a Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável considera que o número é positivo e “este objetivo é verdadeiramente aquilo que, à escala europeia, se deseja no quadro do Pacto Ecológico Europeu, em particular no âmbito do Plano de Ação para a Poluição Zero”. No entanto, no espaço de apenas um ano, de 2020 para 2021, a percentagem de praias “Zero poluição” caiu 22 pontos percentuais. Na prática são hoje, no total, menos 15 praias na lista em relação às 68 classificadas no ano passado: saíram 29, entraram 14 novas.

Veja no mapa onde ficam localizadas as 53 praias “Zero poluição” em Portugal

O que é uma praia “Zero poluição”?

A partir de dados solicitados à Agência Portuguesa do Ambiente, a Associação ZERO identificou todas as praias que, ao longo das três últimas épocas balneares (2018, 2019 e 2020), não só tiveram sempre classificação “Excelente” como apresentaram também valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas aos parâmetros microbiológicos controlados e previstos na legislação.

“Consideram-se três anos por corresponder ao período mínimo habitualmente requerido pela Diretiva 2006/7/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 15 de fevereiro de 2006, relativa à gestão da qualidade das águas balneares, para se proceder à classificação da qualidade da zona balnear”, explica a Zero e explica o porquê da queda de 68 para 53 praias “Zero poluição” no espaço de um ano.

“Todas as praias classificadas em 2020 têm qualidade da água “Excelente”. Porém, na maioria das vezes, à custa de uma única análise onde foi detetada a presença de microrganismos, mesmo que muito longe do valor-limite, deixaram de poder ser consideradas praias ZERO poluição. Concelhos como Torres Vedras e Angra do Heroísmo tiveram assim um número significativo de praias retiradas da lista (nove e cinco praias, respetivamente)”, explicou a associação ambientalista em comunicado.

A Zero frisa que “é extremamente difícil conseguir um registo incólume ao longo de três anos nas zonas balneares interiores, muito mais suscetíveis à poluição microbiológica”. Ou seja, da lista só fazem parte praias costeiras e uma em zona de estuário, considerada como de “transição”. “Este facto é um indicador do muito que ainda há a fazer para garantir uma boa qualidade da água dos rios e ribeiras em Portugal, o que requer esforços adicionais ao nível do saneamento urbano e das empresas”, sublinha a Zero.

Os ambientalistas informam ainda que uma avaliação da APA – Agência Portuguesa do Ambiente de 2018 mostra mesmo “um decréscimo da qualidade da água numa quantidade significativa das massas de água” face aos dados de 2016.

A monitorização das águas balneares é uma competência legal da APA, no Continente, da Direção Regional dos Assuntos do Mar (DRAM), nos Açores, e da Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente (DTROTA), na Madeira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Praias 100% livres de poluição? Há 53 paraísos para descobrir em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião