“Imposto digital” da UE ameaça reforma global do IRC
A diplomacia norte-americana está a pressionar a União Europeia (UE) para que desista da ideia de um "imposto digital", sob pena de gerar atrito no acordo global de reforma do IRC.
Os EUA estão a pressionar a União Europeia para que desista da intenção de criar um imposto sobre as empresas de tecnologia. A instituição de um imposto deste género pode fazer cair por terra a reforma global do IRC, ameaça a diplomacia norte-americana, numa carta citada pelo Financial Times (acesso pago).
Segundo o jornal financeiro, a secretária do Tesouro, Janet Yellen, tem uma conversa telefónica marcada para esta terça-feira com a vice-presidente da Comissão Europeia, Margrethe Vestager. Na chamada, deverá insistir para que Bruxelas desista do chamado “imposto digital”.
Em contrapartida, os responsáveis europeus têm tentado passar a mensagem de que o imposto que está a ser estudado é complementar ao acordo global sobre o IRC aplicado às empresas. O novo imposto deverá ser mais abrangente do que o que esteve em cima da mesa no passado, provavelmente inferior a 1% sobre centenas de empresas com operações na área do digital.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Imposto digital” da UE ameaça reforma global do IRC
{{ noCommentsLabel }}