Quase 90% dos casos confirmados no final de junho foram da variante Delta

A variante Delta corresponde a 89,1% dos casos registados na semana entre 21 e 27 junho. Disparou no Norte e nas Regiões Autónomas na passada semana.

A variante Delta é a mais prevalente em Portugal, correspondendo já a 89,1% dos casos registados na semana entre 21 e 27 junho, de acordo com o relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal, disponibilizado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Esta variante, que era já dominante em Lisboa, registou um “forte incremento nas Regiões do Norte (de 17,7%, na semana 22, para 71,1%, na semana 25) e Regiões Autónomas da Madeira (de 12,5%, na semana 22, para 85,7%, na semana 25) e Açores (de 0%, na semana 22, para 64,7%, na semana 25)”, sinaliza o INSA.

O relatório dá ainda conta de que “do total de sequências da variante Delta analisadas, 55 apresentam a mutação adicional K417N na proteína Spike (sub-linhagem AY.1)”, isto é, a Delta Plus. Ainda assim, a frequência relativa desta sublinhagem “na amostragem nacional de junho não tem evidenciado uma tendência crescente, tendo sido detetada a uma frequência relativa inferior a 1% na semana 25″.

Já a variante Alpha, associada inicialmente ao Reino Unido, continua com o “forte decréscimo de frequência a nível nacional, apresentando uma frequência relativa de 9.8%” na semana que terminou a 27 de junho.

Olhado para as restantes variantes, a frequência relativa da Beta e Gamma, associadas inicialmente à África do Sul e ao Brasil (Manaus), respetivamente, “mantém-se baixa e sem tendência crescente nas últimas amostragens a nível nacional”.

Quanto à variante Lambda, com circulação vincada nas regiões do Peru e do Chile e que foi classificada pela Organização Mundial da Saúde como “variante de interesse”, apenas foi detetada em dois casos em Portugal, desde abril de 2021, segundo o INSA.

De recordar que a rápida disseminação da variante Delta da Covid-19 levou a um esforço para acelerar a vacinação, com o coordenador da task force da vacinação a prever inocular até 140 mil doses por dia durante as próximas duas semanas. Até agora, Portugal tem vindo a vacinar uma média de 100 mil pessoas por dia.

(Notícia atualizada às 17h00)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quase 90% dos casos confirmados no final de junho foram da variante Delta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião