LIPOR converge com metas europeias

A sociedade que tem a gestão intermunicipal de resíduos de oito municípios do Grande Porto já definiu as suas quatro grandes metas para 2021, a “Estratégia LIPOR 4M”.

A LIPOR, empresa intermunicipal de gestão de resíduos, que abrange 8 municípios do Grande Porto, apresentou recentemente os seus números de atividade de 2020. Esta decisão entronca com aquilo que queremos para a empresa, para os municípios nossos associados e, fundamentalmente, para os cidadãos que são os principais destinatários do nosso serviço: um forte compromisso com a transparência.

Mesmo em ano de pandemia, a LIPOR nunca parou. Se os resultados económicos e financeiros demonstram um volume de negócios de 48 milhões de euros, quando em 2019 tinha sido 40 milhões de euros, é importante sublinhar que esta disponibilidade financeira SE reflete no maior investimento feito em educação e sensibilização ambiental, aquisição de equipamentos, etc…

Este reinvestimento na “saúde” ambiental e na qualidade de vida dos cidadãos, mais de um milhão, que residem nos municípios agregados na LIPOR incide, ainda, no investimento na requalificação de infraestruturas e no alargamento do serviço público de recolha seletiva porta a porta de resíduos recicláveis.

Para 2021, a LIPOR já definiu as suas 4 grandes metas, que intitulamos “Estratégia LIPOR 4M”, que assenta nos seguintes pilares:

  • Resíduos;
  • Carbono;
  • Clima;
  • Biodiversidade.

É neste contexto que a LIPOR manifesta o seu apoio e consonância com a decisão do Conselho da União Europeia (UE) que aprovou, no passado dia 28 de junho, a Lei Europeia do Clima.

A estratégia da LIPOR para 2021 revê-se nesta legislação europeia agora aprovada, pelo que a empresa mostra-se empenhada em contribuir para este esforço conjunto, em convergência com as metas europeias.

A LIPOR está, assim, em linha com as preocupações mais marcantes das instituições europeias em matéria de defesa do ambiente, de que esta Lei do Clima é exemplo, e sinaliza esta atitude com o investimento em projetos de recolha seletiva de resíduos e redução de emissões de gases de estufa, entre outros.

Para a LIPOR, com a Lei do Clima fica consagrado o objetivo da neutralidade climática até 2050 para a economia e sociedade europeias, estabelecido no Pacto Ecológico Europeu (European Green Deal). Este importante ato legislativo vincula todo o espaço europeu para a mudança climática, o que significa que o conjunto dos países da EU terão, em 2050, emissões líquidas nulas de gases com efeito de estufa (GEE).

  • Presidente do Conselho de Administração da LIPOR

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

LIPOR converge com metas europeias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião