Clientes de eletricidade no mercado livre aumentam 2% para 5,4 milhões em maio

  • Lusa
  • 8 Julho 2021

Segundo a ERSE, o consumo no mercado livre representava, em maio, 95% do consumo total registado em Portugal continental.

O mercado liberalizado de eletricidade atingiu 5,4 milhões de clientes, em maio, uma subida de 2% em termos homólogos, e totalizou um consumo de 42.399 gigawatt-hora (GWh), mais 200 GWh que em abril, divulgou hoje a ERSE.

“O mercado livre alcançou um número acumulado de cerca de 5,4 milhões de clientes em maio de 2021, com um crescimento líquido de cerca de 15,4 mil clientes face a abril de 2021, o que representa um crescimento de aproximadamente 2% face ao mês homólogo”, revelou o Boletim do Mercado Liberalizado de eletricidade, referente ao mês de maio de 2021, divulgado hoje pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Já em termos de consumo, aquele mercado registou uma subida de 200 GWh face a abril de 2021, atingindo 42.399 GWh no mês em análise.

Segundo o regulador, o consumo no mercado livre representava, em maio, 95% do consumo total registado em Portugal continental.

Relativamente à quota de mercado, a EDP Comercial manteve a sua posição como principal operador no mercado livre, em número de clientes (74,5%) e em consumo (42%).

No entanto, face a maio do ano passado, a sua quota diminuiu 2,7 pontos percentuais, em número de clientes, o que já vem a ocorrer desde março de 2020.

Quanto ao consumo, a quota da EDP Comercial registou um ligeiro acréscimo de 0,7 pontos percentuais, relativamente ao mesmo mês de 2020.

No segmento de clientes industriais, a Endesa manteve a liderança, com uma quota de 24%, o que corresponde a um aumento de 1,6 pontos percentuais, face a maio de 2020.

Já no segmento dos grandes consumidores, liderou a Iberdrola, com uma quota de mercado de 25%, representando, porém, uma descida de 4,3 pontos percentuais face ao mês homólogo.

Por fim, a ERSE observou que a concentração de mercado, em relação a abril, diminuiu 0,6 pontos percentuais, em número de clientes, e 0,9 pontos em termos de consumo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Clientes de eletricidade no mercado livre aumentam 2% para 5,4 milhões em maio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião