Olhómetro ou sensores? Como a task force escolhe cor do semáforo das vacinas

Sistema semáforos nos centros de vacinação entrou em vigor esta semana, mas ainda é "manual". "Task force" espera que se torne automático "em breve", recorrendo a tecnologia cedida gratuitamente.

Desde esta semana que os centros de vacinação contra a Covid-19 passaram a contar com um sistema de semáforos. Vermelho significa mais de uma hora à espera na fila; amarelo indica um tempo de espera entre 30 minutos e uma hora; e verde sinaliza uma espera inferior a meia hora. Mas como funciona tecnicamente?

Os centros de vacinação passaram a ter de monitorizar a afluência de pessoas, numa altura em que a vacinação acelera e abre para pessoas com mais de 25 anos. Além disso, com algumas das restrições no país a caírem para quem tenha certificado de vacinação completa, a ânsia de levar a vacina começa a ser maior, sobretudo entre os mais jovens.

Nesta primeira fase, a afluência de cidadãos nos centros de vacinação não é mais do que uma estimativa com base na evidência empírica. Foi o que explicou ao ECO fonte oficial da task force que coordena a vacinação em Portugal: “No presente momento, o sistema está a funcionar em manual”, afirmou, quando questionada nesse sentido.

Contudo, o objetivo é automatizar esse processo. Para tal, a task force conta com os serviços da empresa de monitorização afluencia.io, que fornece uma tecnologia de medição de afluências com base num sistema de semáforos. Segundo disse fonte oficial da task force ao ECO, “esta aplicação foi disponibilizada gratuitamente pela empresa”.

“Em breve”, a task force espera que o sistema passe “a funcionar automaticamente com base em estimativas”. De acordo com informação pública da empresa afluencia.io, isso é possível através de um sistema de câmaras e sensores, recorrendo a métodos de inteligência artificial. Para já, todos os semáforos dos centros de vacinação podem ser consultados nesta plataforma do Ministério da Saúde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Olhómetro ou sensores? Como a task force escolhe cor do semáforo das vacinas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião